[Fechar]

Últimas notícias

Porto Rico e São Pedro do Paraná potencializam turismo na região Noroeste


 A retomada do turismo no Paraná potencializa neste verão a visitação aos atrativos da região Noroeste formados por praias de água doce, cachoeiras, parques, estações, biomas que proporcionam as atividades de lazer, esporte, aventura e contemplação. "É uma região conhecida como corredores das águas, formada por 32 cidades dessa mesorregião, que aproveita todo o potencial do Rio Paraná e seus afluentes, das belezas naturais de cada município e que atrai turistas de diversos perfis de outras regiões do Paraná, de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai", disse Romanelli.


Ainda segundo Romanelli, o Sebrae dividiu a região em pelo menos quatro roteiros com relação direta com rotas turísticas das regiões mais próximas. "O turismo é a nova vocação regional e com potencial para atrair novos empreendimentos, o que já está acontecendo. É um novo ciclo econômico com mais empregos e oportunidades. As prefeituras agora estão mais estruturadas para apoiar, de diversas formas, o que inclui a divulgação dos novos atrativos turísticos”, disse o deputado.


Nas praias de água doce, em Porto Rico e São Pedro do Paraná, o programa Verão Maior Paraná desenvolve atividades de lazer, recreação e orientação até o final de fevereiro através das equipes das secretarias de Turismo, Esporte, Cultura, Segurança Pública e do Detran. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros garantem a segurança dos banhistas com ações preventivas, orientações e salvamentos quando necessário.


Santa Rosa - Porto Rico, com 3,2 mil moradores, aproveita o potencial turístico e recebe 12 mil visitantes durante os finais de semana de calor, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e serviços. Na virada do ano, a cidade recebeu 40 mil pessoas no calçadão central que será revitalizado em parceria com o Governo do Estado, cujo investimento deverá ficar próximo dos R$ 4 milhões de acordo com o prefeito Álvaro de Freitas Neto (Arapongas) do PSD.


“Porto Rico *está desenvolvendo * e, com a ajuda do Governo do Paraná, estamos licitando uma obra gigantesca que vai tornar a cidade naquilo que ela merece. A nova orla que vamos fazer vai tornar Porto Rico muito mais bela e dar uma infraestrutura melhor para receber os turistas que nos visitam com comodidade”, afirmou.


Segundo Arapongas, o apoio dado pelo Estado, a exemplo do Verão Maior Paraná, tem ajudado a cidade a se tornar um polo turístico. “Temos visto muitas pessoas de Londrina, Umuarama, Cascavel e com a ajuda do Governo do Estado estamos deixando uma cidade bonita, que vai poder competir com outras grandes cidades turísticas do Sul do País”, afirmou.


O principal atrativo da cidade é a praia de Santa Rosa, acessível apenas por barco, onde centenas de pessoas passam os finais de semana. "Porto Rico já integra o Mapa Turístico Brasileiro e temos muitas outras atrações que podem ser exploradas de forma sustentável. A natureza nesta região é privilegiada”, afirmou o deputado. 


Porto São José - São Pedro do Paraná, com 2.600 habitantes, tem seu principal atrativo no distrito de Porto São José, com 18 quilômetros de faixa do Rio Paraná, incluindo diversas ilhas que se formam com os bancos de areia ao longo do leito do rio. O espaço é ideal para banho, pesca, mergulho e esportes aquáticos.


“São Pedro do Paraná é um município com muitos atrativos turísticos, que anualmente atraem milhares de visitantes. Esse pedido representa a preocupação da Prefeitura com a qualidade de vida e o transporte seguro da população”, disse Romanelli.


A prefeita Neila Fernandes  (PTB) lembra que vários empreendimentos estão em construção na cidade, sobretudo nos principais locais de acesso aos atrativos turísticos. “Somos o principal roteiro turístico do noroeste do Paraná e estamos fortalecendo os investimentos em vários setores, com a parceria do deputado Romanelli. Este ônibus representa parte deste compromisso, que continua por mais quatro anos”.


Neila Fernandes lembra que vários empreendimentos estão em construção na cidade, sobretudo nos principais locais de acesso aos atrativos turísticos. “Somos o principal roteiro turístico do noroeste do Paraná e estamos fortalecendo os investimentos em vários setores, com a parceria do deputado Romanelli".

Nenhum comentário

UA-102978914-2