[Fechar]

Últimas notícias

Deputado Tercilio Turini pede informações sobre projeto do Terminal Metropolitano


 Moradores da Região Metropolitana de Londrina reivindicam há décadas a construção de um Terminal Metropolitano de Transporte para garantir segurança, conforto e facilidades aos usuários de ônibus que se deslocam de diversos municípios a Londrina. Por isso, o deputado estadual Tercilio Turini aprovou na Assembleia Legislativa requerimento à Secretaria das Cidades do Estado para saber como estão os procedimentos para viabilizar o terminal.


“As pessoas embarcam e desembarcam dos ônibus em pontos precários na área central de Londrina, ficam expostas ao sol, chuva, vento e outros problemas, além de correrem risco de furtos, assaltos e até atropelamentos. É uma situação lamentável que persiste já faz muitos anos e precisa de solução para assegurar dignidade e qualidade de vida”, argumenta o deputado.


Tercilio Turini comenta que há disposição do Governo do Estado de construir o Terminal Metropolitano e, por isso, a comunidade regional quer mais detalhes sobre definição do local, desapropriação do imóvel, projeto e execução da obra. “Existem dúvidas em relação à área escolhida, um terreno de 12 mil metros quadrados na Avenida Leste-Oeste que pertence à iniciativa privada e fica em frente ao Terminal Urbano de Transporte. Já foi declarado de utilidade pública? O Governo do Estado vai desapropriar a área? Qual o valor estimado de indenização? Qual o estágio de todo esse processo?” - pergunta o deputado no requerimento.


Ele também pede mais detalhes sobre a finalização dos projetos, projeção de investimentos, licitação e início da futura obra. “Procede a informação de lançamento do edital de licitação no segundo semestre de 2023?” – questiona o deputado no documento à Secretaria das Cidades. 


Tercilio Turini argumenta que estimativas apontam 19 mil passageiros diários nos deslocamentos de Cambé, Ibiporã, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Assaí, Rolândia e demais cidades da Região Metropolitana a Londrina. E destaca ainda que a construção do Terminal Metropolitano abre caminho para a integração dos sistemas municipal e intermunicipal. “Isso representa um avanço para a população e uma ação de sustentabilidade com estímulo a inclusão de mais passageiros ao transporte público e possível redução da quantidade de veículos circulando pelas cidades”, acrescenta o deputado estadual Tercilio Turini.

Nenhum comentário

UA-102978914-2