[Fechar]

Últimas notícias

JAGUAPITÃ - Aprovado em primeira discussão o projeto do deputado Cobra Repórter que concede o título de Capital do Bilhar a Jaguapitã


 A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), aprovou nesta segunda-feira (13),  o projeto de lei 104/2022, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que concede ao município de Jaguapitã o título de Capital do Bilhar. O projeto foi aprovado por 44 votos favoráveis.

O autor do projeto explica que, nos últimos anos, Jaguapitã tem se firmado como o maior polo de indústrias de mesas de bilhar do Brasil, concentrando comércios importantes que movimentam o setor tendo mais de 70 fábricas de mesas de bilhar, tacos e acessórios para o esporte, empregando diretamente mais de 700 pessoas e milhares de pessoas indiretamente. 

O projeto deverá ser apreciado em segunda votação nesta terça-feira (14) e em seguida deve ser votada a redação final. Após as três votações, segue para sanção do governador Ratinho Junior. 

O deputado Cobra Repórter explica que o Paraná é um grande apreciador do bilhar, possuindo várias modalidades, como a sinuca, que é uma variante do pool inglês (jogo de bilhar). No Brasil, o termo acabou sendo utilizado de forma genérica para definir outros jogos diferentes da categoria como o Bilhar Francês, que originalmente possui 15 bolas sendo uma branca; o Bola 8; Bilhar Americano (pool); Bilhar Inglês; a Sinuca Brasileira; a Sinuca Inglesa (snooker); o Mata-Mata; a Carambola, dentre outras modalidades.

No projeto, o termo genérico “bilhar” se refere ao conjunto de modalidades de jogos que se utilizam de uma mesa retangular, com tabelas e centro revestidos com baeta, em feltro de lã ou tecido similar, com bolas numeradas ou não e tacos que as fazem se movimentar, com ou sem caçapas.

--
Assessoria de ImprensaMeire Bicudo (43) 3020-3410 ou (43) 99983-8530Veruska Barison (43) 3350-4060 ou (43) 99988-1421

Nenhum comentário

UA-102978914-2