Tercilio Turini e Romanelli pedem à Agepar para garantir Pedagiômetro e Conselho de Usuários
Os deputados estaduais Tercilio Turini e Luiz Claudio Romanelli reafirmaram nesta sexta-feira ao presidente da Agepar, Reinhold Stephanes, a importância de garantir o Pedagiômetro e o Conselhos de Usuários nas futuras concessões de rodovias do Paraná. "São instrumentos para a efetiva fiscalização dos contratos e a transparência, assegurando aos paranaenses o direito de saber quanto se arrecada de pedágio e quanto se investe em obras, para os bilhões de reais pagos pelo cidadão realmente serem aplicados em benefício da população", ressaltam Turini e Romanelli.
Em reunião hoje de manhã na ExpoLondrina, os deputados destacaram que a Agência Reguladora de Concessões de Serviços do Paraná deverá fazer a interlocução direta com o Governo Federal no controle das obrigações das concessionárias. "A Agepar poderá contribuir muito para evitar erros das concessões que terminaram em 2021. O Pedagiômetro mostrará em tempo real o número de veículos que passam nas praças de pedágio e a arrecadação com as tarifas. O Conselho de Usuário deverá atuar em cada um dos seis lotes. Assim a agência terá embasamento para atuar em defesa do cidadão e cobrar as concessionárias", argumentam Tercilio Turini e Luiz Claudio Romanelli.
Os dois parlamentares sempre se posicionaram na Assembleia Legislativa por tarifas bem mais baratas, garantia de obras nas rodovias e acesso total às informações dos contratos. Na conversa com Stephanes, pediram apoio da Agepar para interceder junto ao Tribunal de Contas da União, que segue analisando a modelagem das concessões. Turini e Romanelli também solicitaram ao dirigente para encampar a inclusão do Contorno Leste de Londrina como obra prioritária da concessionária que assumirá as rodovias da região.
"O Contorno Leste é estratégico para o desenvolvimento e a segurança da população. Vai ligar a PR 445 até a BR 369, desde as proximidades da unidade da Cocamar (antigo posto Serrinha) até o Contorno de Ibiporã. A ideia é tirar o tráfego da área urbana de Londrina, desafogando a Via Expressa e criando um eixo rodoviário que passará atrás do Aeroporto. Quem vem da divisa de São Paulo, Cornélio Procópio e outros municípios do Norte Pioneiro poderá seguir direto em direção a Curitiba, e vice-versa. É fundamental para fortalecer a infraestrutura de transporte e logística, além de abrir área de expansão de investimentos", afirmam os deputados Tercilio Turini e Luiz Cláudio Romanelli.
Eles sustentam que as concessões das rodovias serão por 30 anos e se o Contorno Leste não for incluído agora como prioridade, a região de Londrina e o Norte Pioneiro perderão a oportunidade de garantir um ativo para o progresso e a qualidade de vida.