IVAN BRIZOLA - EM SEUS 59 ANOS DE VIDA, NUNCA APRENDEU A NADAR...ELE PEDIU UM CAIAQUE EMPRESTADO E SAIU RESGATANDO PESSOAS
Porto Alegre - RS | Em seus 59 anos de vida, o gaúcho Ivan Brizola nunca aprendeu a nadar. Mas quando fortes enchentes atingiram o Rio Grande do Sul neste mês, ele pediu emprestado um caiaque - que também nunca tinha usado - e saiu resgatando pessoas em meio à inundação.
Começou ligando para amigos e parentes avisando sobre os perigos que todos iam enfrentar.
Quando o “caos se instalou” e a “água começou a tomar conta dos bairros”, ele pediu o caiaque do dono da barraquinha de peixe da feira em frente à sua casa e foi de carro até Canoas, cidade que tinha sido fortemente atingida. Sua própria casa, em Porto Alegre, não tinha sido afetada.
Sem roupas ou nenhum equipamento de resgate além do caiaque, ele foi aprendendo a manusear a embarcação já no meio da inundação.
De acordo com as contas do filho dele, que também ajudou nos resgates, Brizola deve ter socorrido mais de 300 pessoas ao longo da última semana - sem contar os bichos.
“Hoje fomos buscar um cachorro brabo que estava preso no segundo andar de um prédio”, conta Brizola.
“Vários tentaram buscar e o dono veio junto. Mas o cachorro foi pra cima deles. Ai eu falei, queridão, deixa, eu vou”, diz ele, orgulhoso da sua habilidade com os cães.
Com o caiaque, ele fez também o resgate de um senhor de 90 anos com mal de Alzheimer.
Informações: BBC Brasil
VIA LONDRINA NEWS