[Fechar]

Últimas notícias

Menino de 2 anos aprende Libras para conversar com a tia surda

 

Imagem de capa para Menino de 2 anos aprende Libras para conversar com a tia surda
Menino de 2 anos conversa em Libras com a tia surda. Foto: Gazeta Montense

Um menino de 2 anos dá uma lição de inclusão na prática ao conversar em Libras com a tia, que é surda. Segundo a mãe, o pequeno se interessou pela língua dos sinais desde cedo e, desde então, não parou mais. Em um vídeo registrado pela família, é possível ver essa interação entre os dois e conquistou as redes sociais.

A mãe do Otávio Uchôa, Edlene disse que, desde cedo, incentiva o filho a aprender Libras. Assim começou a ensiná-lo ainda bem pequenininho. Quando ele tinha um ano e seis meses, aprendeu o primeiro sinal, e rapidamente já conversava com a tia Missilene Uchôa.

“Mais do que dialogar com minha irmã, Otávio será um adulto mais humano, inclusivo”, reagiu a mamãe orgulhosa. “Até hoje, quando vejo ele conversando com a ‘Mimi’, eu choro. É muito lindo.”

Entre amigos  

À vontade, o menino aparece no vídeo sentando em frente à mesa “conversando” com a tia surda.

A tia faz perguntas para ele, situações que estão em uma folha de papel, e o menino responde com os sinais. A tia acena positivamente, indicando que o menino responde corretamente.

Otávio não hesita em responder nem parece ter dúvidas sobre como reagir. É incrível.

Nas redes sociais, a desenvoltura é elogia, segundo a mãe.

“Quando posto eu recebo uma chuva de mensagens. Muitas pessoas elogiando e vibrando com a fofura dele. O último vídeo então, nem se fala. Ele aprendendo com minha irmã é a coisa mais linda do mundo. Meu coração fica quentinho”, disse Edlene.

Aula de Libras

A família mora em São Francisco de Paula, a 165 quilômetros de Belo Horizonte, e tem pouco mais de 20 mil habitantes. Mas nada disso inibe a determinação da mãe de colaborar para um país mais inclusivo.

“Quando ele fez o primeiro sinal eu estava no salão onde trabalho, não aguentei de emoção e chorei muito. Até hoje, quando vejo ele conversando com a ‘Mimi’, eu choro”, disse a mãe, referindo-se à irmã Missilene, que é surda. “É muito lindo.”

Segundo Edlene, o menino adora conversar em Libras.

“Quando vejo o quanto ele se interessa pela Libras eu me sinto extremamente orgulhosa e muito privilegiada por ter um filho que desde pequeno aprendeu e já sabe a importância da comunicação com os deficientes auditivos.”

FONTE - SITE 'SÓ NOTÍCIAS BOAS'.

Nenhum comentário

UA-102978914-2