GAECO DEFLAGRA AÇÃO CONTRA GRUPO CRIMINOSO DE CAMBÉ QUE EMITIA CERTIFICADOS FALSOS USADOS PARA DIMINUIR PENA DE CONDENADOS
O Ministério Público do Paraná, por meio dos Núcleos de Londrina e Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou nesta terça-feira, 10, a Operação Xadrez, voltada a apurar a prática de ilícitos penais de organização criminosa e falsificação de documentos particulares, referentes a confecção de certificados falsos de realização de cursos para remição de pena de criminosos condenados.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão domiciliar e sete mandados de busca pessoal nas cidades de Cambé, Campo Largo, Curitiba, Londrina e Pontal do Paraná.
As investigações tiveram início em junho de 2021, no Gaeco de Francisco Beltrão, após o recebimento de informações pela 3ª Promotoria de Justiça daquela comarca, que atua na execução penal e constatou possíveis certificados falsos juntados em um processo judicial.
A partir disso, restou demonstrado que se tratava de um grupo criminoso, sediado no Município de Cambé, que agia em todo o Estado do Paraná, fornecendo a presos certificados falsos de cursos nunca realizados, emitidos por supostas entidades religiosas e associações diversas, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai), entre outros.
A partir de então, o Núcleo de Londrina do Gaeco passou a participar das investigações, que culminaram com o cumprimento de mandados de busca e apreensão nesta semana.
As ordens judiciais foram determinadas pelo Juízo da Vara Criminal de Cambé.
FONTE - LONDRINA NEWS