Secretaria da Educação vai apoiar Itambaracá na melhoria do Ideb
O secretário estadual de Educação, Roni Miranda, afirmou nesta segunda-feira (27) que a pasta dará suporte a Itambaracá para melhorar os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e, consequentemente, a qualidade do ensino público municipal na cidade do Norte Pioneiro.
"Vamos apoiar Itambaracá com materiais para a preparação dos estudantes, formação dos professores, além de avaliação e diagnóstico. Tenho certeza de que, na próxima avaliação, estaremos comemorando o maior crescimento do Ideb de Itambaracá", destacou Miranda durante reunião com o prefeito Amarildo Tostes (PP), a primeira-dama Diomar Tostes, professora da rede municipal, e o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), representante do município na Assembleia Legislativa.
Romanelli reforçou a importância dessa parceria para reverter a atual situação do município. "Um dos grandes desafios que assumimos no governo do prefeito Amarildo é avançar no Ideb, pois o índice atual nos preocupa muito. Itambaracá ocupa a última posição no estado, com o 399º lugar no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental. Pedimos o apoio da Secretaria de Educação para superar essa situação vergonhosa. Essa parceria é fundamental para recuperar o ensino público na cidade", afirmou o deputado.
Atualmente, Itambaracá apresenta os seguintes índices no Ideb:
5,0 nos anos iniciais do ensino fundamental, abaixo da média estadual de 6,7;
4,6 nos anos finais, enquanto a média do Paraná é 5,5;
3,9 no ensino médio, frente à média estadual de 4,9.
O município conta com duas escolas municipais, uma estadual e duas de educação infantil, atendendo 744 alunos com o apoio de 88 professores.
Critérios do Ideb
O Ideb, criado em 2007, é o principal indicador da qualidade da educação no Brasil. Calculado a cada dois anos pelo Inep, ele considera a taxa de aprovação escolar e as médias de desempenho em português e matemática nos exames.
"Com o Ideb, os prefeitos têm um importante termômetro para planejar ações que melhorem a educação municipal. É um indicador essencial, utilizado como critério para políticas educacionais e distribuição de recursos", explicou Romanelli.
O prefeito Amarildo Tostes também destacou o empenho conjunto para superar os desafios. "A educação de qualidade é a nossa prioridade. Estamos trabalhando com os professores municipais para vencer essa batalha. Agradeço ao deputado Romanelli pelo apoio às demandas de Itambaracá e ao secretário Roni Miranda, que prontamente se colocou à disposição para ajudar a elevar o Ideb e melhorar a educação pública no município", concluiu o prefeito.