[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Assembleia Legislativa terá exposição da "Semana do Porco Crioulo: Da Tradição à Mesa Paranaense"


 O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) confirmou nesta terça-feira, 6, que o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná receberá, nos dias 12 e 13 de maio, a exposição da Semana do Porco Crioulo: Da Tradição à Mesa Paranaense. A ação faz parte da programação oficial da Semana Estadual dos Porcos Crioulos, instituída por lei de autoria do parlamentar e realizada anualmente na terceira semana de maio, conforme o calendário oficial de eventos do Estado.


Esta será a primeira edição da exposição, que está sendo organizada pelo gabinete do deputado em parceria com a Associação de Criadores do Porco Moura do Paraná. Participarão da mostra produtores da Associação de Criadores de Porco Moura, criadores de Porco Caruncho, empresas certificadoras e comerciais, além da possível participação de instituições como SEAB, ADAPAR e IDR-Paraná.


“A semana é mais uma oportunidade de divulgar a importância do porco crioulo, uma raça brasileira. Teremos estandes com produtos e derivados dessa carne nobre, que conquista os consumidores dos grandes centros urbanos. No curto e médio prazos, a produção pode alcançar outros mercados nacionais e até internacionais, pela qualidade da carne”, destacou Romanelli, autor da lei que valoriza e estimula a criação de porcos crioulos no Paraná, em especial da raça Porco Moura.


Além da exposição na Assembleia, a programação técnica da Semana contará com eventos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também está em estudo a realização de um evento gastronômico na cidade de Palmeira, ainda a confirmar.


Outra lei proposta por Romanelli reconhece o Porco Moura como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do Paraná. O deputado explica que a elaboração das duas legislações, sancionadas pelo governador Ratinho Junior em 2024, contou com o apoio de pesquisadores da UFPR, UEPG, produtores e da Associação de Criadores do Porco Moura.


Porco Moura

“Estas são as primeiras leis voltadas à retomada estruturada da produção de porcos crioulos no Paraná, uma alternativa de renda para a agricultura familiar”, afirma Romanelli. “Houve um amplo debate sobre a importância de termos uma legislação que preserve a pureza genética do Porco Moura e, ao mesmo tempo, incentive sua produção comercial, com os devidos cuidados sanitários”, completou.


O Porco Moura foi introduzido no Brasil por volta de 1500, a partir das reduções jesuítas no Rio Grande do Sul. Criado ao ar livre, sem confinamento, atinge até 300 quilos na fase adulta, sendo uma das maiores raças em tamanho do país. Sua carne, de sabor marcante, vem despertando o interesse de chefs e açougues especializados.


Atualmente, há rebanhos de Porco Moura em pelo menos 21 cidades paranaenses — especialmente nas regiões Sul, Sudoeste, Campos Gerais, Centro e Região Metropolitana de Curitiba —, somando cerca de três mil animais. “As leis que resultaram na realização desta exposição são um estímulo à preservação e expansão da espécie, cuja carne é totalmente diferenciada em relação ao suíno industrial", observou Romanelli, que também coordena a Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais.


Serviço

Semana do Porco Crioulo: Da Tradição à Mesa Paranaense

📅 Data: de 12 e 13 de maio (segunda e terça-feira)

🕘 Horário: Das 9h às 18h

📍 Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná

📌 Endereço: Praça Nossa Senhora da Salete, s/n – Centro Cívico

📍 Cidade: Curitiba

FONTE - ASSESSORIA DO DEP ROMANELLI

Nenhum comentário

UA-102978914-2