Geada avança pelo Brasil nesta sexta com frio intenso
Com previsão de geada ampla nesta sexta-feira, 30 de maio, o Brasil pode registrar a menor temperatura de 2025 em várias regiões.
O avanço de uma intensa massa de ar polar sobre o Brasil derrubou as temperaturas nesta quinta-feira, 29 de maio de 2025. A frente fria que atuava avançou, mas o ar frio associado ao sistema segue atuante e deve continuar influenciando o tempo nos próximos dias. O grande destaque agora passa a ser a previsão de geada ampla nesta sexta-feira (30) em diversas regiões do país.
Quinta-feira começou gelada com recordes em várias capitais
O frio começou forte logo nas primeiras horas da manhã. A massa de ar polar avançou de forma continental e provocou novos recordes de temperatura mínima do ano em diversas capitais brasileiras. Curitiba registrou 5,8°C, Campo Grande 6,6°C, Porto Alegre 8,5°C, São Paulo 12,4°C e Cuiabá 14°C, todas temperaturas abaixo dos recordes anteriores de 2025. E o frio ainda não atingiu seu pico.
Para esta sexta-feira (30), a expectativa é de queda ainda maior nas temperaturas, com possibilidade de novos recordes e formação de geada em várias áreas. Estão previstas mínimas de 3°C em Curitiba, 5°C em Campo Grande, 7°C em Porto Alegre e 9°C em São Paulo.Além das marcas históricas nas capitais, houve registro de neve nas serras do Sul do Brasil. Na Serra Catarinense, cidades como Urupema (com -1°C) e São Joaquim registraram flocos de neve ao amanhecer. Já na Serra Gaúcha, os flocos também apareceram em São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Bom Jesus e Cambará do Sul.
Sexta-feira será marcada por geada ampla
Com o domínio do ar frio, a geada será o fenômeno mais esperado desta sexta-feira. Ela ocorre quando a temperatura próxima ao solo atinge valores iguais ou inferiores a 4°C, e a umidade do ar se deposita diretamente no estado sólido, formando cristais de gelo sobre superfícies como telhados, carros, grama e plantações.
ClimaTempo./VIA BLOG DO ODAIR MATIAS