“Temos um compromisso inegociável com o futuro do Paraná”, afirma Alexandre Curi
O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, participou na tarde de quinta-feira (8) de um encontro do Movimento Pró-Paraná, realizado na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba. Em sua fala, destacou que o Estado se consolidou como protagonista do desenvolvimento nacional e pode avançar ainda mais. “Com trabalho, planejamento e um compromisso inegociável com o futuro, vamos fazer do Paraná um Estado cada dia melhor”, afirmou.
Durante o encontro, Curi abordou temas estratégicos como economia, educação, desenvolvimento sustentável e infraestrutura. Ressaltou o bom ambiente político, a harmonia entre os Poderes e o diálogo constante com o setor produtivo e com a sociedade civil. “Se não houvesse essa sintonia, muitos dos avanços e das obras que vemos hoje não teriam saído do papel”, destacou.
O deputado defendeu a continuidade das ações para ampliar a infraestrutura logística do Estado, com foco na competitividade da produção paranaense. Citou como exemplos um novo acesso ao Porto de Paranaguá, a modernização de diversas rodovias estaduais, o pacote de concessões rodoviárias e também mencionou a necessidade de modernização da malha ferroviária.
Sobre o modal ferroviário, acrescentou que há um potencial estratégico com o projeto da Nova Ferroeste. “A crise entre Estados Unidos e China pode favorecer a implantação da Nova Ferroeste, criando uma nova alternativa para a exportação da nossa produção. Podemos aperfeiçoar o modelo, mas uma das grandes tarefas do próximo governador será tirar essa obra do papel”, pontuou.
Atuação do Legislativo - Ao fazer um balanço dos primeiros meses à frente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi reafirmou o papel do Legislativo como um canal aberto de escuta e diálogo com a população. “A Assembleia estará sempre de portas abertas. Quem me conhece sabe que sou de pouco discurso, mas de muito diálogo e muito trabalho para entregar resultados”, disse o deputado.
Curi lembrou que o Legislativo paranaense é o único do país a devolver 41% de seu orçamento ao Executivo estadual. “Nossa meta para este ano é devolver R$ 500 milhões, que serão aplicados diretamente nos municípios, em parceria com o Governo do Estado. É um dinheiro que pertence aos paranaenses e retorna em forma de escolas, creches, hospitais e pavimentação”, explicou.
Participação popular - O presidente da Assembleia anunciou que serão realizadas audiências públicas em todas as regiões do Estado para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), instrumento que orienta a destinação dos recursos públicos. “Quero ouvir todos os municípios. Vamos construir o orçamento com a visão e as prioridades apontadas pelos paranaenses”.
Ao final, Curi agradeceu publicamente ao Movimento Pró-Paraná pela contribuição ao debate público e reafirmou que o Estado vive um momento extraordinário. “Isso se deve, em grande parte, ao bom ambiente político que construímos, à responsabilidade fiscal e ao compromisso com as futuras gerações.”
FONTE - ASSESSORIA DO DEP ALEXANDRE CURI