Na abertura da Cúpula dos Líderes na COP30, em Belém, o presidente Lula destacou que há uma “grande inércia” dos mais diversos entes políticos e privados em relação ao colapso planetário que se avizinha. Lula defendeu a necessidade de união de mais países para que sejam criados e fortalecidos os fundos em favor do meio ambiente e do clima, como no caso da implementação do programa Florestas Tropicais para Sempre.
“As mensagens são fortes, com críticas profundas ao sistema e às inércias que nos colocam nesse caminho de colapso planetário”, resumiu o professor pós-doutor, Paulo Horta, que acompanhou o evento.
Florestas Para Sempre
Professor com dois pós-doutorados, Paulo Horta é titular dos programas de pós-graduação de Oceanografia e Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e vai defender o projeto Florestas Marinhas Para Sempre na COP30. O projeto é uma iniciativa de estudiosos de universidades da América Latina, além de instituições europeias.
O ‘Florestas Marinhas Para Sempre’ visa criar políticas públicas voltadas para o Oceano, orientadas pela ciência, para que sejam restauradas e preservadas as florestas submersas, que infelizmente, estão à beira do colapso, como no caso dos Recifes de Coral.
Horta ressalta ainda a fala do presidente Lula sobre a necessidade de se investir 1,3 trilhões de dólares na transformação ecológica, na adaptação e mitigação climática no sul global, no lugar de se financiar guerras. “O presidente destacou que forças extremistas fabricam inverdades para obter ganhos eleitorais, e aprisionar gerações à um modelo ultrapassado que perpetua disparidades sociais e econômicas de degradação ambiental".
Segundo apurou o site UOL, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao tratar do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, disse que a meta é alcançar US$ 10 bilhões em comprometimentos dos países até o fim da COP30. Incluindo aportes de entes privados, o fundo deve totalizar US$ 125 bilhões em recursos em um horizonte de tempo ainda não definido.
Fake news negam mudanças climáticas
A preocupação de muitos cientistas corrobora com a fala do presidente Lula.
“Entre as mentiras que muitos governos extremistas têm tentando incutir na população está a negação da ciência, e consequentemente das Mudanças Climáticas”, comenta Horta.
O professor também comentou sobre a fala do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, que discursou em defesa do meio ambiente. “Podemos escolher liderar ou sermos levados à ruína”. O Secretário Geral completa reforçou que "Muitas empresas estão obtendo lucros recordes com a devastação climática, com bilhões gastos em lobby, enganando o público e obstruindo o progresso, e muitos líderes permanecem cativos a esses interesses arraigados."
Multimidia:
Análise sobre a abertura da COP30
https://youtu.be/vpggX3sV8RI
Trecho da palestra do professor Paulo Horta na plenária da COP30 ocorrida em São Paulo.
https://youtu.be/JF8eQCoq8Mg
Íntegra do discurso do presidente Lula na abertura da COP30
https://www.youtube.com/live/Eqi9rVZLWjo?si=Ak-n84DipQyuK-Tv
Lula fala na Plenária Geral dos Líderes na Cúpula do Clima de Belém
https://youtu.be/cp8MWy3XbWk?si=5Y0ZeScrHDunURv-
Portal oficial da COP30
https://cop30.br/pt-br