São J. da Serra será palco de espetáculos de palhaçaria, oficinas e contação de histórias
Projeto Grita Circula, que está percorrendo o Paraná, chega a São Jerônimo
Esta semana vai ter muita atividade cultural para os moradores de São Jerônimo da Serra (PR), graças a Grita Cia de Palhaças, de Londrina (PR), que desembarca na cidade com o espetáculo “As Multidançarinas”, além de contação de histórias e oficina formativa destinada a crianças e mulheres.
A programação começa na quinta-feira (06), às 10h, no Colégio Estadual Indígena Cacique Kofej (Posto Indígena São Jerônimo) com a apresentação do espetáculo “As Multidançarinas”, com as palhaças Adelaide, Cora e Frida. No palco, elas transformam a dança em pura comicidade. Utilizando coreografias que mesclam gingado e trapalhadas, as três palhaças mostram que dançar é para todas as pessoas, independentemente do estilo.
Contação de histórias
À tarde, às 15h30, tem Contação de Histórias para estudantes com a palhaça Adelaide (Juliana Galante). Em “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração”, a palhaça Adelaide vai divertir a criançada com três histórias que falam sobre a importância da liberdade, do respeito às diferenças, do amor-próprio e da empatia.
Oficinas
Fechando a programação em São Jerônimo da Serra (PR), na sexta-feira (07), às 15h30, ainda no Colégio Estadual Indígena Cacique Kofej, vai ter duas oficinas gratuitas: “Palhaçaria na infância – brincando de rir com o outro”, destinada às crianças; e a vivência “Sensibilização do Riso”, destinada às mulheres com mais de 16 anos. O objetivo da vivência é criar espaços para que as mulheres possam se expressar e realizar trocas.
Projeto Grita Circula
As apresentações e oficinas fazem parte do projeto Grita Circula, iniciativa que está promovendo ações culturais em dez cidades paranaenses: Rolândia, Arapongas, Cambé, Arapongas, Apucarana, Ibiporã, Sertanópolis, Marilândia do Sul, Alvorada do Sul, São Jerônimo da Serra e Assaí. O Projeto Grita Circula foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Grita Cia. de Palhaças
Formada pelas atrizes Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari, a Grita Cia de Palhaças nasceu em Londrina (PR) a partir de pesquisas em palhaçaria feita por mulheres. O trabalho sugere reflexões feministas e políticas de forma subjetiva e lúdica que abordam o especismo, a liberdade, o enfrentamento ao patriarcado, o cuidado com a saúde mental infanto-juvenil e o empoderamento feminino.
Agenda:
Projeto Grita Circula em São Jerônimo da Serra
Quinta-feira (06), às 10h
Espetáculo: “As Multidançarinas”
Onde: Colégio Estadual Indígena Cacique Kofej (Posto Indígena São Jerônimo)
Quinta-feira (06), às 15h30
Contação de Histórias
Onde: Colégio Estadual Indígena Cacique Kofej
Sexta-feira (07), às 15h30
Oficinas: Palhaçaria na infância e “Sensibilização do Riso
Onde: Colégio Estadual Indígena Cacique Kofej


