Cornélio Procópio e região vão avançar em saúde e progresso com a Medicina da UENP
"Cornélio Procópio vai fortalecer a assistência em saúde à população, ampliar as perspectivas de desenvolvimento socioeconômico e criar um ambiente de pesquisa, tecnologia e inovação nas ciências médicas. O curso de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná representa um grande avanço, uma conquista muito importante para o futuro do município e da região" - destacou o médico e deputado estadual Tercilio Turini, na cerimônia de hoje (dia 17) à tarde que marcou a oficialização da nova graduação na UENP. "É um fator de progresso que une ensino de qualidade, conhecimento, serviço à comunidade e formação de talentos" - disse Turini.
Como presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado parabenizou o prefeito Raphael Sampaio, lideranças da UENP e da comunidade. Também agradeceu pelo empenho e determinação do governador Ratinho Junior e do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. "É uma ação estratégica que vai trazer resultados desde o início. Medicina é uma graduação muito disputada, atrai jovens estudiosos inclusive de outros estados. Como tem duração de seis anos, movimenta a economia com estudantes morando na cidade, fazendo estágios, participando de projetos de extensão universitária e participando do dia a dia local. Isso terá impacto bastante positivo em Cornélio Procópio" - ressaltou.
Tercilio Turini foi aluno e professor de Medicina na UEL, trabalhou por mais de 30 anos como médico e diretor do HU, acompanhou como Londrina se transformou num centro de excelência em saúde. "O curso de Medicina é uma alavanca. Depois da faculdade, os médicos recém-formados partem para as residências com mais dois ou três anos de estudos e atendimento especializado. A região passa a contar com médicos em diversas especialidades, consultórios, laboratórios clínicos e de imagem, centros de diagnóstico e demais estruturas de saúde. Muitos profissionais vão continuar morando em Cornélio com suas famílias. É um ciclo de desenvolvimento na área médica que também produz avanços na saúde pública" - salientou.
O médico e deputado comentou que os cursos de Medicina da UEL, UEM, Unioeste e UEPG impulsionaram Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. "As quatro cidades contam com hospitais universitários de alto nível e atendimento de complexidades. A equipe médica e de outras áreas de saúde é muito qualificada, formada em sua maioria por professores que desenvolvem pesquisa e inovação. Pacientes e a população só têm a ganhar" - enfatizou. Tercilio Turini sempre defendeu que as universidades estaduais são um dos maiores patrimônios públicos do Paraná e merecem o reconhecimento dos paranaenses. "A UENP já é uma instituição conceituada e respeitada, importantíssima como indutora do desenvolvimento de Cornélio Procópio e do Norte Pioneiro. Agora com o curso de Medicina vai projetar ainda mais a região com o potencial da educação" - afirmou o deputado estadual Tercilio Turini.

