POLÍCIA AMBIENTAL REFORÇA ALERTA APÓS VIDEO DE ONÇAS-PARDAS SENDO PERSIGUIDAS
No dia 14 de dezembro de 2025, a 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Paraná (BPMA) tomou conhecimento de um vídeo que passou a circular amplamente nas redes sociais e em veículos de imprensa. As imagens, supostamente gravadas por pescadores no Rio Iguaçu, município de Mangueirinha, mostram duas onças-pardas (Puma concolor) atravessando o curso d'água a nado. No vídeo, é possível verificar que os responsáveis pela gravação se aproximaram de forma excessiva e perigosa dos felinos, realizando manobras com a embarcação ao redor dos animais, gerando evidente estresse e incômodo aos espécimes da fauna silvestre.
A Polícia Militar Ambiental reforça veementemente que a aproximação indevida e a perseguição de animais silvestres geram riscos graves, tanto para a segurança das pessoas envolvidas quanto para a integridade dos próprios animais.
Condutas como a registrada são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal, por supostamente configurarem infração ambiental, conforme:
- Art. 29 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais): por perseguir espécimes da fauna silvestre (pena de detenção de seis meses a um ano, e multa);
- Art. 29 do Decreto Federal nº 6.514/08: pela prática de ato de abuso e maus-tratos, por causar sofrimento desnecessário ao animal (multa pecuniária de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por indivíduo).
Em face do ocorrido, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental encaminhará as informações à Polícia Civil do Paraná para adoção das medidas de polícia judiciária cabíveis, visando à identificação precisa do local do fato e dos envolvidos. Além disso, será realizado contato com os demais órgãos ambientais para o compartilhamento de informações e adoção de medidas complementares pertinentes ao caso.
Por fim, considerando a frequência de registros e avistamentos de grandes felinos em diversas regiões do Estado, o BPMA orienta a população a evitar qualquer tipo de aproximação ou interferência. Em casos de incidentes envolvendo a fauna silvestre — como ataques a animais domésticos (gado, ovelhas, galinhas, etc.) ou ameaças a pessoas — a orientação é informar imediatamente os órgãos ambientais ou demais autoridades competentes para que os procedimentos adequados de manejo e segurança sejam adotados.
A Polícia Militar do Paraná, através do BPMA reitera seu compromisso com a proteção da fauna silvestre, do meio ambiente e da população do Estado do Paraná.
Guarapuava, 15 de dezembro de 2025
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: “Nós fazemos a diferença”
FONTE - "ATENTO A REDE"


