Influenciadores sem diploma: Nova lei pode gerar multas de até R$50 mil reais
Sugestão de pauta (Press Release) - Comunicado de imprensa
O crescimento acelerado do mercado de influenciadores digitais colocou em evidência um debate que já vinha ganhando força no Brasil e no mundo, até que ponto pessoas sem formação técnica podem orientar milhões de seguidores sobre assuntos que envolvem saúde, dinheiro e riscos à vida?
Essa discussão ganhou corpo com o recente Projeto de Lei 5990/2025, que começou a tramitar no Congresso no final de 2025 e propõe mudanças significativas na forma como esse tipo de conteúdo é produzido e divulgado.
A nova proposta busca a limitação da atuação de influenciadores em áreas consideradas sensíveis, exigindo formação acadêmica, certificação técnica ou registro profissional para falar sobre determinados temas.
Caso seja aprovada, a lei vai além da lógica atual baseada apenas em alcance e engajamento, colocando a qualificação como critério central para a produção de conteúdo informativo.
Entenda o que muda na prática
O texto do projeto estabelece que influenciadores digitais só poderão abordar assuntos que ofereçam risco direto aos seguidores se comprovarem conhecimento técnico. Entram nesse grupo conteúdos sobre saúde, como medicamentos, terapias e procedimentos médicos; finanças, incluindo investimentos, produtos bancários e serviços financeiros; temas ligados a vícios e riscos, como bebidas alcoólicas, tabaco e apostas; além do agronegócio, especialmente no uso de defensivos agrícolas.
“Além da exigência de qualificação, o PL reforça a obrigação de transparência. Influenciadores deverão deixar claro quando o conteúdo for publicitário, informar quem está financiando a divulgação e apontar os riscos envolvidos no consumo do produto ou serviço promovido”.
“A proposta busca equilibrar a liberdade de expressão com responsabilidade, protegendo o consumidor de informações técnicas divulgadas sem base ou qualificação adequada”, destaca a advogada e consultora jurídica Dra. Lorrana Gomes, do escritório L Gomes Advogados.
Penalidades previstas na nova legislação
O descumprimento das regras pode gerar consequências relevantes. O projeto prevê advertência com prazo para correção, multas diárias que podem chegar a R$ 50 mil e até a suspensão das contas nas redes sociais por períodos de até 90 dias, com possibilidade de renovação. O foco da proposta é conter a disseminação de desinformação que já resultou em casos de automedicação, prejuízos financeiros e outros danos concretos.
Para o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o impacto vai além da punição.
“Além dos riscos de ter pessoas sem formação ou qualificação induzir o público ao erro em temas sensíveis, pessoas informando sobre temas específicos prejudicam a credibilidade de quem realmente tem base para falar deles”.
“O cérebro humano tende a confiar em figuras recorrentes e carismáticas, o que amplia muito o potencial de dano quando a informação é incorreta e faz com que informações rasas ou desconexas viralizem com facilidade”, afirma.
Em que fase está o projeto atualmente?
Atualmente, o PL 5990/2025 está em análise na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Em janeiro de 2026, ele foi apensado ao PL 2749/2025, que trata de temas semelhantes relacionados à responsabilidade de influenciadores digitais.
O próximo passo da tramitação do projeto de lei será o parecer do relator, deputado Jorge Braz, que poderá recomendar a aprovação, rejeição ou ajustes no texto que foi originalmente apresentado.
--
Sobre a Dra. Lorrana Gomes
Lorrana Gomes, Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Pós graduada em Processo do Trabalho. Membro da Comissão de Admissibilidade do Processos Ético Disciplinar da OAB/MG. Autora de diversos artigos jurídicos.
--
Todo o conteúdo enviado pela MF Press Global é verificado e conferido. Assim como o currículo dos nossos profissionais, mantendo assim 15 anos sem nenhuma informação, sequer, duvidosa. Também estamos disponíveis para enviar qualquer comprovação se solicitado pela imprensa.
Nossa maior dedicação é pela confiança da informação. Agradecemos a parceria de longa data. E nos colocamos à disposição para oferecer o melhor conteúdo, fontes e exclusivas.
Atenciosamente.
Equipe MF Press Global
As imagens e o texto deste e-mail estão autorizados para uso editorial, desde que respeitados os devidos créditos. Caso o conteúdo não seja pertinente à sua editoria, solicitamos a gentileza de encaminhar ao responsável ou informar para ajustes na nossa lista.
Sobre os Direitos Autorais e Proteção de Dados:
O uso do material contido neste e-mail implica no compromisso de respeitar as legislações de direitos autorais e proteção de dados dos países em que atuamos, incluindo:
- Brasil: Lei 9.610/98 (Direitos Autorais) e Lei 13.709/18 (LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados).
- Portugal: Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (Decreto-Lei n.º 63/85) e RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).
- Angola: Lei 4/01 de Proteção de Dados Pessoais.
O destinatário compromete-se a respeitar os direitos autorais do redator e a manter o contexto original do release, evitando usos indevidos do material fornecido.
Contatos para suporte e clipagem:
Jennifer de Paula | MF Press Global
- WhatsApp e telefone (Portugal): +351 939 895 966
- WhatsApp e telefone (Brasil): +55 21 993 204 508
- WhatsApp e telefone (Angola): +244 937 176 921
Nota:
Somos correspondentes internacionais com sede no Rio de Janeiro - Brasil. Agradecemos a parceria e a atenção! Caso queira ajustar seu cadastro ou este conteúdo não seja relevante à sua editoria, por favor, entre em contacto.
Equipe MF Press Global
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "BR - Literatura" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to literatura+unsubscribe@pressmf.global.
To view this discussion visit https://groups.google.com/a/pressmf.global/d/msgid/literatura/CAJ0Q16dg3z-PgOQchxSc32%3DpofnfWTO73%3DFVcRxhNvUCA5RrHA%40mail.gmail.com.


