[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Ciclistas de Maria' pedalam 650 quilômetros rumo a Aparecida

Grupo fez preparo de seis meses para sair de Jacarezinho e encarar percurso de três dias sobre as bikes
Divulgação
O romeiros reunidos: empolgação
Um grupo de 23 ciclistas vai sair de Jacarezinho, Norte Pioneiro do Paraná, e encarar uma jornada de 650 quilômetros de estrada com destino a Aparecida, interior de São Paulo. O desafio terá início na madrugada de 23 de junho e levará três dias para ser completado. São cerca de 200 quilômetros de pedalada por dia, com paradas para pouso nas cidades de passagem.

Na bagagem roupas, comida, água, ferramentas e oração. Há dez anos o grupo ''Ciclistas de Maria'', faz este percurso. A ideia partiu de três amigos e aos poucos reuniu outros interessados. Hoje participam da equipe profissionais de diversas áreas, moradores de seis cidades da região. De acordo com Cláudio Cavazzani, um dos coordenadores do grupo, os participantes enfrentam um treinamento antes de iniciar a jornada. ''São pelo menos seis meses de preparo e viajamos dispostos a enfrentar as dificuldades que vierem pelo caminho. No grupo há bombeiro, policiais, dentista e outros profissionais com conhecimento para ajudar caso seja necessário'', disse.

Ele disse que as famílias dos ciclistas fazem o percurso de ônibus e encontram o grupo em Aparecida. ''Nós voltamos com eles no veículo, é uma programação que inclui toda a família'', afirmou. Cavazzani disse que há um cuidado especial em relação à alimentação e hidratação dos atletas.

O mais novo do grupo é Felipe Souza Alves, de 16 anos. Ele vai fazer o percurso pela primeira vez e disse que nos últimos seis meses dividiu seu tempo entre escola, trabalho e treinamento. ''Estou ansioso pela viagem, os outros me disseram que a chegada é muito emocionante. Há três semanas caí da bicicleta e machuquei o joelho, estava preocupado com isso mas o médico liberou e eu acredito que vai dar para encarar a viagem'', disse. Ele lembrou que completar os 650 quilômetros será um símbolo de superação. ''Vou pedalar o tempo todo só pensando na chegada. Estou confiante e preparado. Sei que vale muito a pena e meu objetivo é encontrar minha família em Aparecida'', completou.

Luiz Carlos dos Santos, 47 anos é bombeiro aposentado e vai participar da jornada pela nona vez, ele disse que o desafio é mais do que andar de bicicleta. ''Envolve amizade e vencer obstáculos. Ficamos quase o ano todo envolvidos com isso. Todo mundo se ajuda e tem muita cooperação'', garantiu. Ele disse que é difícil identificar os pontos mais importantes da viagem. ''Certamente a amizade, a religião e o apoio da família se destacam, além disso, a emoção que a gente sente ao chegar lá é muito grande. Não dá para identificar uma coisa só'', disse.

Michelle Aligleri
Reportagem Local
UA-102978914-2