PREFEITO GABÃO ASSUME A PRESIDENCIA DA AMP

Nesta terça-feira (5), o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha (Gabão), assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), entidade que representa as 399 prefeituras do Estado. Em assembleia dos prefeitos do Estado e com a maioria dos votos dos prefeitos presentes, Gabão é o primeiro prefeito da Região Metropolitana de Curitiba a ser eleito presidente do órgão, pela chapa ‘Por um municipalismo forte’. Gabão era vice-presidente da diretoria anterior e venceu a eleição sem interferência do governo ou de partidos políticos. “O trabalho agora é reorganizar a direção da AMP e definir junto às prefeituras nossa pauta de atuação, quais são as principais questões a serem resolvidas pelos municípios, vamos trabalhar pelo municipalismo e fortalecer as cidades do Paraná. Um dos primeiros assuntos a ser tratado com o governo do Estado será o transporte escolar realizado nos municípios”, declara Gabão. Além disso, uma das propostas que o novo presidente da AMP quer realizar é a criação do Conselho Político da AMP, que terá a participação dos presidentes de todas as 18 associações regionais de municípios do Paraná. “Será um órgão para a realização de um debate profundo e democrático sobre os temas importantes da agenda municipalista. Para viabilizá-lo, faço questão de contar com a presença de todos os prefeitos”, afirmou Gabão.
Para Moacyr Elias Fadel Junior, prefeito de Castro e agora ex-presidente da AMP, “o Gabão está com entusiasmo para trabalhar pelos municípios, vai dar continuidade ao trabalho da AMP e tem prefeitos de primeira linha em sua equipe, acho que a gestão será um sucesso”, diz o prefeito. Na equipe da nova gestão estão prefeitos de outras regiões do Estado, como por exemplo Cyllênio Pessoa Pereira Junior, agora vice-presidente da AMP, que é prefeito de Mandaguari, cidade do Norte do Paraná. Para ele “será importante agora convocar os prefeitos para discutir as pautas que devem ser reivindicadas perante o governo do estado”.
Os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba também estavam presentes no evento. José Antônio Camargo (J. Camargo), prefeito de Colombo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), acredita que “o Gabão vai levar em frente a defesa dos municípios perante o governo do Estado, acredito no trabalho dele como acreditava no trabalho do Moacyr”, e finaliza: “essa união dos municípios é fundamental”. Outro prefeito da região que estava presente foi Luizão Goulart, prefeito de Pinhais. Para ele “é importante que o Gabão, como presidente da AMP, busque a união das prefeituras do Estado em torno de objetivos comuns para que haja maior participação e para que os prefeitos se sintam motivados a participar da AMP”.
Também é muito importante para Gabão aprofundar o diálogo com os governos Estadual e Federal para ampliar as conquistas dos municípios, como por exemplo o aumento dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do transporte escolar. “Vou cobrar insistentemente os compromissos que o governador Beto Richa e a presidenta Dilma Rousseff assumiram com as prefeituras. Farei isso pela manutenção da independência da AMP, até porque temos prefeitos de todos os partidos. Eu sempre costumo dizer o seguinte: o fato de termos divergências e de debatermos temas importantes não significa que não sejamos parceiros. Por isso, respeitando nossas divergências e procurando nossos pontos de conexão, vamos cobrar benefícios para as prefeituras”, finaliza Gabão.

