Preso homem que extorquia comerciantes no norte do Paraná

Foi preso em flagrante nesta segunda-feira, dia 30,Henor Oscar Motta(foto), morador de Londrina, acusado de extorquir comerciantes e empresários de dezenas de cidades da região se fazendo passar por representante da Receita Estadual.A operação foi capitaneada pelo serviço reservado da Polícia Militar, com apoio da polícia civil de Wenceslau Braz.
Motta abordava frequentemente os comerciantes e empresários exigindo que comprassem um bilhete no valor aproximado de R$ 400,00, prometendo proteção fiscal às empresas, e em caso de a vítima se negar a comprar o oferecido, as ameaçava de acionar fiscais da RE para autuarem e fazerem uma devassa nas firmas.
A polícia apreendeu com ele vários cheques de empresas do Norte Pioneiro, a maioria no valor de 390 reais, dinheiro, cartelas, canhotos e cartões.
Cerca de dez vítimas se apresentaram na delegacia brazense, e confirmaram os fatos, algumas alegaram que desde a década de 80 o homem agia na região, e que eram coagidas a “comprar o tal bilhete”, sendo que alguns também confessaram que pagavam mediante depósito em conta bancária em nome de Henor, mensalmente, ou anualmente.
Com o golpista foram apreendidas ainda planilhas contendo nome, endereço e telefone de empresas de cerca de 15 cidades do NP, totalizando cerca de 300 possíveis vítimas.
Ele, que não tem curso superior, está encarcerado na cela 5 do SECAT de Wenceslau Braz, juntamente com outros seis detentos, e pode pegar uma pena que vai de quatro a dez anos.
A polícia resolveu divulgar a foto dele no npdiario para que outras vítimas possam eventualmente reconhecê-lo e vir a prestar mais esclarecimentos.
Fonte - np diario

