O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) obteve na última segunda-feira (3) uma liminar favorável à interdição do Frigorífico Rainha da Paz, em Ibiporã. A ação foi protocolada por causa da falta de segurança na operação das serras-fitas do local. A empresa possui cerca de 600 empregados e abate 1,8 mil suínos por dia.
A liminar, concedida pela juíza do trabalho Ziula Sbroglio, da 4ª Vara do Trabalho de Londrina, acolheu o pedido do MPT-PR de interdição das serras-fitas da empresa. A ausência de proteção, cuja ausência já acarretou a amputação parcial da mão de um empregado. A ação foi ajuizada após inspeção do coordenador nacional do Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos, o procurador Heiler Natali, do MPT-PR em Londrina.
Além das serras-fitas, ainda podem ser interditadas administrativa e judicialmente outras atividades e ambientes, como a sala de máquinas, onde está situado o sistema de refrigeração, que não atende às normas de saúde e segurança dos trabalhadores, e a atividade de escalpelamento da pele dos suínos, realizadas com maçaricos operados sem qualquer proteção.
A liminar concedida determina, até a adequação final das serras-fitas interditadas – sob pena de multa diária de R$20 mil por equipamento –, a remoção imediata de todas as serras-fitas do estabelecimento para local visível aos empregados.
Ainda foi vedada a utilização de equipamento em substituição às serras-fitas que não atenda as normas de segurança. A Federação dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação do Estado do Paraná também fica autorizada a ingressar no estabelecimento para auxiliar na fiscalização do cumprimento da liminar. bonde
Ministério público interdita frigorífico com 600 funcionários em Ibiporã
Reviewed by Blog do Chaguinhas
on
fevereiro 04, 2014
Rating: 5