[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Santa Mariana investe na educação infantil

Novo sistema de ensino permite que crianças cheguem ao ensino fundamental pré-alfabetizadas

Divulgação
Entre os avanços do novo sistema de ensino, os alunos chegam ao primeiro ano sabendo escrever o nome e ler em letra de forma
Santa Mariana - Os alunos da educação infantil da rede municipal de ensino de Santa Mariana ganharam conhecimento e oportunidade de se desenvolver mais rapidamente nos últimos anos. Desde 2013 a Secretaria Municipal de Educação investe em um sistema de ensino que possibilita que as crianças cheguem pré-alfabetizadas ao primeiro ano do ensino fundamental. De acordo com a coordenadora pedagógica da educação infantil, Tânia Filgueiras, o aprendizado é aliado às brincadeiras próprias para a idade e essa conquista é comemorada por pais e professores.

A coordenadora explica que neste ano de 2014 foram investidos R$ 58,4 mil na contratação do Sistema Educacional Família Escola (Sefe), uma metodologia particular que é oferecida aos alunos da rede pública do município. "Por enquanto estamos investindo apenas na educação infantil, primeiro e segundo anos do ensino fundamental, mas a proposta é ampliar o número de alunos atendidos aos poucos", comenta.

Para alcançar o resultado positivo almejado, não são apenas os alunos que aprendem. "Os professores participam duas vezes ao ano de reuniões de treinamento com a equipe do Sefe. Coordenadores e gestores da secretaria de Educação também fazem parte do curso", aponta. Conforme ela, após a implantação do novo sistema de ensino já foi possível notar diferença nos alunos que saem da educação infantil e entram no ensino fundamental. "Eles chegam ao primeiro ano sabendo escrever o nome, ler em letra de forma, as quantidades e representações de quantidades, além de noções espaciais e de tamanho", informa. De acordo com ela, os professores comentam que os alunos que passam pelo sistema acompanham com mais facilidade o conteúdo do primeiro ano.

A implantação do sistema serviu como motivação para que os pais valorizassem a educação infantil. "Percebemos que havia um certo preconceito, que algumas famílias achavam que a criança passava o dia todo brincado no Centro de Educação Infantil. Para nós esse sistema deu muito certo porque os pais veem o desenvolvimento dos filhos, além disso, eles acompanham de perto todo o processo porque são convidados a participarem de reuniões e outras atividades na escola", explica.

O sistema Sefe vai continuar sendo usado no ano que vem com os alunos da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental e o município vai ampliar o atendimento diferenciado para as crianças matriculadas no berçário. "Vamos fazer um trabalho de estimulação com as crianças. A pedagoga Mara Martins está montando um material especial que será usado para desenvolver a parte motora, visual e auditiva das crianças", afirma.
Michelle Aligleri
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2