[Fechar]

Últimas notícias

UEL registra 1,5 mil abstenções

UEL recebeu candidatos de praticamente todos os estados; resultado da primeira fase será divulgada no dia 7 de novembro
O número de abstenções na 1ª fase do Vestibular 2019 da UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizada na tarde deste domingo (21), ficou dentro do índice considerado normal. Foram 1.509 candidatos faltantes, o mesmo número do ano passado, o que significa 7,49% do total de inscritos - 20.135. De acordo com Sandra Garcia, coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), um dos motivos pode ter sido o vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná), realizado na mesma data.

Segundo ela, a prova transcorreu de forma tranquila sendo que o maior problema foi a falta de documentos dos candidatos. Apenas um aluno passou mal antes do início das provas e desmaiou, caiu e bateu a cabeça. Ele foi atendido pela equipe médica mas recusou encaminhamento para o hospital, permanecendo em sala para realização da prova.

"Atendemos 24 alunos que perderam documentos e precisaram de autorização para fazer a prova. Também tivemos alguns candidatos chegando atrasados, mas acredito que o fato de os celulares adiantarem o relógio hoje (domingo) acabou nos ajudando. Mesmo assim recebemos muitas ligações de pessoas querendo saber o horário da prova e se o horário de verão começaria hoje ou não", disse Garcia. O horário dos celulares de usuários foi alterado por operadoras de telefonia. O governo definiu que o horário de verão terá início em 4 de novembro.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, destacou a organização do concurso e ressaltou a importância de os candidatos apresentarem todos os documentos solicitados, o que garante a segurança e a confiabilidade do resultado.

(DES)ENCANTAMENTO
Nesta 1ª fase do vestibular foram 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia, sob a temática "(Des) Encantamento do Mundo". Para candidatos ouvidos pela reportagem, a prova foi considerada fácil, principalmente se comparada a do ano anterior. "Não achei muito complicada, 'caíram' vários pontos sugeridos pelos professores, como sobre a Bomba de Hiroshima", contou Bárbara Érica dos Santos, 17, que concorria pela segunda vez a uma vaga no curso de biomedicina.

Acadêmico de direito em uma universidade particular, Arthur Demétrio, 19, prestou vestibular na tentativa de conseguir uma vaga no mesmo curso na UEL. Mesmo não dedicando um tempo específico para estudar para o concurso, ele considerou a prova bastante tranquila. "Acho que fui melhor do que no ano anterior e estou com pensamento positivo para a segunda fase."

Concorrendo a uma vaga para o curso de serviço social, Ketlyn Sitta, 19, prestava pela primeira vez a prova da UEL. "Já prestei outros vestibulares para nutrição, mas como aqui não tem, é a primeira vez que faço as provas da UEL. Não estava muito difícil e acho que fui bem."

Dos 20.135 candidatos, 12.079 inscritos são do Paraná, sendo 7.536 de Londrina. Segundo a Cops, candidatos de praticamente de todos os estados participaram desta fase, com exceção da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Medicina continua como o curso mais concorrido do vestibular da UEL, com 122,07 candidatos por vaga no Sistema Universal, seguido por Biomedicina (32,17) e Psicologia (31,18).

RESULTADO
O gabarito provisório da prova foi publicado às 20 horas deste domingo (21) no site da Cops (www.cops.uel.br) e os candidatos têm dois dias úteis a partir desta segunda-feira (22) para protocolarem pedidos de análise. O resultado dos aprovados na 1ª fase será divulgado no dia 7 de novembro, a partir das 17h, no mesmo site, juntamente com a lista de convocados para a 2ª fase, que será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. "Para essa fase os candidatos deverão imprimir novo cartão de inscrição, já que o local de prova pode mudar", alerta a coordenadora.

São ofertadas 2.521 vagas em 53 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.085 vagas. O resultado da 2ª fase do Vestibular será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.


Érika Gonçalves
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2