[Fechar]

Últimas notícias

Norte Pioneiro recebe obras para ampliar atendimento com esgoto


Mais de 1.700 famílias de 5 municípios terão acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto nos próximos meses

Na última sexta-feira (9), o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, liberou o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Quatiguá, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Santana do Itararé e Santo Antônio da Platina. Ao todo serão implantados 22,8 km de rede coletora, beneficiando mais de 1.700 famílias desses cinco municípios.
 
“Temos um cenário nacional muito ruim em relação ao saneamento; 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tradada e 100 milhões não têm esgoto. O Paraná tem um dos melhores índices de saneamento. Temos a água universalizada, já estendendo o serviço para as comunidades rurais, e estamos avançando a cada dia no serviço de coleta e tratamento de esgoto”, disse Soavinski.
 
O presidente afirmou que os investimentos da Sanepar vão crescer nos próximos anos. “O Paraná tem 72% de cobertura com esgotamento sanitário, sendo que 100% do que é coletado é tratado”, destaca. Em 2018, a Sanepar investiu cerca de R$ 900 milhões, mais da metade em esgoto. “Nos próximos anos, vamos aumentar estes números para melhorar ainda mais a qualidade de vida e do meio ambiente no Estado”, salienta.
 
A solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras foi realizada no Centro de Eventos de Quatiguá, com a participação da prefeita local Adelita Parmesan de Moraes; do prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Bueno; de Salto do Itararé, Paulo Sérgio Fragoso; de Santana do Itararé, Joás Ferraz Michetti; e de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto.
 
“O saneamento é pauta básica no início de qualquer projeto ambiental, de desenvolvimento urbano e de saúde. Com o saneamento, a população se previne de doenças e protegemos o nosso meio ambiente”, destaca a prefeita Adelita.

O prefeito de Santana do Itararé, Joás Michetti, afirma que a população está satisfeita e agradecida pelos investimentos em saneamento no município. “Estamos sendo contemplados com mais 4,6 km de rede de esgoto com esta obra, e tenho certeza de que a população vai aprovar”, afirma.
 
O prefeito afirma que, com os serviços de esgoto na cidade, diminuíram as demandas nas unidades de saúde e no hospital. “Principalmente em relação às mulheres e crianças que ficam mais vulneráveis ao esgoto a céu aberto. Graças à Sanepar, Santana do Itararé não tem mais isso”, destaca.
 
INDICADOR - As obras integram o Programa Expansar, que visa atender áreas esparsas dos municípios, bairros que estejam próximos de estrutura já existente de coleta e tratamento e que possam ser interligados ao sistema. Com a ampliação da rede coletora no Norte Pioneiro, haverá um aumento médio de 10% no indicador de atendimento com esgotamento sanitário nesses cinco municípios. 
 
Com estas obras, Santo Antônio da Platina, mantém-se acima dos 90% com atendimento à população urbana, e os municípios menores caminham para 60%, acima da média nacional.
 
Também participaram da solenidade em Quatiguá, a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Fabiana Campos, e o deputado Luiz Cláudio Romanelli.

Nenhum comentário

UA-102978914-2