[Fechar]

Últimas notícias

Morte da menina Kailanne, vítima de “dengue neurológica”, causa comoção e lança alerta em Cornélio Procópio

Através das redes sociais, seguidores informam que o município não está agindo de forma efetiva em relação à prevenção da doença.

De acordo com informações de familiares de Kailanne Nieto, de apenas 14 anos, ela foi internada com fortes dores de cabeça e teve morte cerebral verificada nesta quarta feira 09, na Santa Casa.
Apesar de não haver divulgação oficial de seu diagnóstico, os médicos acreditam que a adolescente foi vítima de encefalite causada pelo vírus da Dengue, associada a um quadro de diabetes.  “Foi tudo muito rápido” , explica um membro da família. Segundo familiares, ela foi infectada pelo mosquito da Dengue pela segunda vez no município de Urai.

Especialistas alertam que o vírus da Dengue pode causar infecção no cérebro e na medula.
Além de dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e febre, a dengue pode manifestar outros sintomas como desorientação, agitação, irritabilidade e, até mesmo, paralisia facial e nos membros inferiores. Esses são os sintomas da dengue neurológica que, de acordo com a neurologista Marzia Puccioni-Sohler, da Academia Brasileira de Neurologia, ocorre quando a infecção - tanto da forma clássica da dengue quanto da hemorrágica - atinge o líquido cefalorraquiano e vai para o cérebro ou para a medula.

ALERTA –

Cornélio Procópio segue ignorando perigosamente os problemas de limpeza pública, principalmente na periferia da cidade, onde se acumulam lixões a céu aberto e grandes matagais, tanto em terrenos públicos, como em áreas particulares. 
Para se ter uma ideia, há aproximadamente 2 anos, a população do Conjunto Fortunato Sibim pede providências contra o acumulo de sujeira em terrenos ociosos que acabou proporcionando uma infestação de escorpiões amarelos, responsáveis por pelo menos, três acidentes neste período. De acordo com os moradores, até o final de dezembro, não houve qualquer medida tomada pelo setor responsável da prefeitura para sanar o problema.

AGRAVANTE

Cavalos soltos destroçam lixeiras e espalham lixo doméstico pelas ruas, o que proporciona inúmeros objetos capazes de reter a água das chuvas. Outro detalhe é o número insuficiente de varredores de rua, que tenta quase que heroicamente, sem sucesso, livrar a população do lixo acumulado.
Levando em consideração o último alerta gerado pela Secretaria de Saúde do estado, avisando sobre o aumento de casos de Dengue no Norte do Paraná, as medidas tomadas pela prefeitura de Cornélio Procópio para combater a doença, são tímidas e insuficientes. 

REGIÃO

Matéria no Portal Bonde revela que, apenas nos primeiros dias deste ano, Londrina conta com 11 pessoas infectadas.
Com 11 mil habitantes, Uraí registrou 33 casos confirmados da doença desde agosto do ano passado.  No Paraná, o total é de 129 casos em apenas 33 municípios. Destes, há dois casos com sinais de alarme e um considerado grave.
A circulação do vírus no Paraná é mais intensa no Norte, no Noroeste e na região Oeste, com o agravante que, das 19 estações meteorológicas espalhadas pelo Estado, 17 registram alto risco climático para proliferação da doença.
Outro agravante é a crescente circulação do vírus da dengue tipo 2. Até o ano passado, a grande maioria dos casos registrados no Paraná, cerca de 90%, era do tipo 1. E é importante lembrar que pessoas que já são imunes ao tipo 1 ainda podem ser infectadas pela dengue do tipo 2. 

Texto e Reportagem  - Odair Matias (foto arquivo Facebook)

Nenhum comentário

UA-102978914-2