[Fechar]

Últimas notícias

Assaí comemora 111 anos da imigração japonesa com bonito evento


 Lideranças da comunidade nikkei de diversas regiões do Paraná participaram da cerimônia comemorativa aos 111 anos da Imigração Japonesa ao Brasil, quarta-feira à noite, em Assaí. O deputado estadual Tercilio Turini compareceu ao evento no Castelo Japonês, juntamente com o cônsul do Japão no Paraná, Hajime Kimura, e o deputado federal Luiz Nishimori.
Tercilio destacou a importante contribuição dos imigrantes e descendentes de japoneses no desenvolvimento do Brasil e especialmente do Paraná. “Os primeiros imigrantes chegaram ao Paraná há mais de 100 anos, se instalaram em Cambará e dali seguiram para outras regiões, passando por todo Norte do Paraná e chegando até Foz do Iguaçu”, lembrou.
Hoje o Norte do Paraná concentra mais de 180 mil imigrantes e descendentes de japoneses, até a quinta geração, e tem a segunda maior colônia do Brasil. Pelo menos 80 municípios paranaenses contam com representantes da comunidade japonesa.
“Na época da imigração, os imigrantes enfrentaram enormes dificuldades e sofreram com o preconceito. Mas trouxeram suas grandes virtudes: a disposição para o trabalho, a tenacidade, a perseverança, a vontade de vencer e, acima de tudo, a humildade, a lealdade, a dedicação, a determinação e o respeito ao próximo”, disse o deputado Tercilio.
Ele parabenizou os organizadores da cerimônia, que em seguida teve a apresentação de destacados artistas da música oriental. Ressaltou a importância da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, da Liga das Associações Culturais de Assaí (LACA) e da Sociedade dos Amigos de Assaí (SAMA) pelo constante trabalho de preservação da cultura japonesa.
“Agradecemos aos imigrantes e descendentes de japoneses por tudo que fizeram e ainda fazem pelo Brasil e pelo Paraná”, declarou Tercilio Turini

Nenhum comentário

UA-102978914-2