[Fechar]

Últimas notícias

GOVERNO DO PARANÁ CONTRA A PESQUISA

A novidade do Governo do Paraná, Estado com forte vocação à agricultura e à agropecuária, é a de unificar seus órgãos de pesquisas estaduais.

O novo projeto do Governo, que chegou a Assembleia Legislativa esta semana, quer unificar o Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - Codapar, o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural –Emater e a SEAB, órgãos que levam gratuitamente conhecimento para as famílias do campo.

São estes os responsáveis por cuidar dos produtores rurais e ajudam, por consequência, a aumentar a nossa produção de leite, a melhorar a produtividade rural e a ensinar novos ofícios para contribuir com a qualidade de vida nas propriedades rurais espalhadas por todo o território paranaense.

A justificativa, como sempre, é uma suposta “economia”. Esta, sem dúvida é necessária, mas ao meu ver nunca ao custo do conhecimento. Infelizmente, tem sido este o mote do Paraná! 

Nos últimos tempos, temos visto a clara intenção de se acabar com o ensino público e o acesso ao conhecimento. Primeiro colocando em risco as universidades estaduais, alegando tão somente economia financeira, e agora enxugando a pesquisa e a tecnologia, tudo o que temos de grande valor para agregar ao desenvolvimento da agricultura paranaense.

Não há crescimento econômico sem conhecimento. Tantos projetos para uma reforma que já demonstrou ser ineficiente, desanima nossas boas perspectivas de futuro. Afinal, como podemos confiar em um governo que ridiculariza nossa economia, com projetos que, de fato, nunca economizam nada? Falta postura, falta engajamento de verdade, falta demonstrar na prática ações mais coerentes e eficientes, que comprovem o tão perseguido compliance, a tão sonhada transparência no poder público. É preciso mais! A gente espera e quer muito mais!

Nenhum comentário

UA-102978914-2