[Fechar]

Últimas notícias

Ministério da Saúde dá parecer favorável para retorno do futebol

da Banda B
O Ministério da Saúde enviou, nesta quinta-feira (30), um documento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que dá parecer favorável ao retorno das atividades do esporte no Brasil. O texto faz diversas ressalvas ao Guia Médico da CBF, mas salienta que a modalidade é “uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio”.
Apesar de aconselhar o retorno, o Ministério da Saúde analisa que uma possível retomada só será possível caso a CBF garanta a realização de testes “constantes” em atletas e membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como respectivos familiares e contactantes próximos”, mas reitera que a disponibilização desses testes “encontra-se saturada diante das necessidades da população brasileira”.
“Diante da afirmação acima, na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo”, analisa o parecer.
O texto ainda pede que seja traçado um plano estratégico para que o retorno do futebol em todo o país seja realizado “sem a presença de público externo” e com o acompanhamento de “planos de ação locais contendo a descrição das medidas de saúde, segurança e higiene, periodicidade de execução e responsáveis, que devem ser apresentados e validades pela autoridade de saúde local”.
FONTE - FÁBIO CAMPANA

Nenhum comentário

UA-102978914-2