[Fechar]

Últimas notícias

Traiano é reeleito para o quarto mandato consecutivo na presidência da Assembleia

O deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) foi reeleito hoje para o quarto mandato consecutivo à frente da presidência da Assembleia Legislativa, em uma eleição sem disputa. Traiano encabeça a única chapa registrada para a eleição interna do comando da Casa, que foi antecipada de outubro para agosto, para não coincindir com a campanha eleitoral dos candidatos a prefeito e vereadores. Além de Traiano, foram releitos a maioria dos integrantes da atual Mesa Executiva do Legislativo, incluindo o 1º secretário da Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). Uma das poucas mudanças foi a saída do deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) da 1ª secretaria, substituído por Tercílio Turini (CDN).
O tucano preside a Assembleia desde 2015. Como o mandato é de dois anos, ele ficará à frente do cargo até 2022, completando oito anos consecutivos no comando da Casa. As informações são do Bem Paraná.
Durante a discussão da antecipação da eleição, o deputado Homero Marchese (PROS) chegou a defender o fim da reeleição para os cargos da Mesa Executiva da Assembleia na mesma legislatura, e a possibilidade de apresentação de candidaturas avulsas, como ocorre na Câmara Federal e no Senado. Marchese, porém, não conseguiu apoio para que as propostas fossem votadas.
Questionado hoje sobre o assunto, Traiano afirmou que a questão pode ser discutida no futuro. “O processo tem que passar por uma discussão da Casa. Não sou eterno. Estou aqui por ter adquirido respeito e credibilidade”, disse. “No momento a regra do jogo é essa. Nós cumprimos”, alegou.
A chapa única recebeu 48 votos a favor e seis abstenções (não foi registrado nenhum voto não) e tomará posse no dia 2 de fevereiro do ano que vem.
Os eleitos foram:
Presidente – Deputado Ademar Luiz Traiano (PSDB)
1º Vice-Presidente – Deputado Tercilio Turini (Cidadania)
2º Vice-Presidente – Deputado Do Carmo (PSL)
3º Vice-Presidente – Deputado Requião Filho (MDB)
1º Secretário – Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB)
2º Secretário – Deputado Gilson de Souza (PSC)
3º Secretário – Deputado Alexandre Amaro (Republicanos)
4º Secretário – Deputado Nelson Luersen (PDT)
5º Secretário – Deputado Gilberto Ribeiro (PP).

Nenhum comentário

UA-102978914-2