[Fechar]

Últimas notícias

Ficafé fortalece economia do Norte Pioneiro, diz Romanelli



O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 20, a importância da Ficafé para o fortalecimento da economia do Norte Pioneiro e do crescimento da produção de café de qualidade em todo o Paraná. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a feira, que acontece em Jacarezinho, será realizada 100% online. Romanelli participou da abertura oficial do evento.


Romanelli acredita que a Ficafé, que teve sua primeira edição em 2007, é uma vitrine que mostra a qualidade do café da região para o Brasil e exterior. “Neste ano, os organizadores disponibilizaram uma plataforma digital para manter o nível de exposição e garantia de negócios aos produtores da região. É o novo normal, com uma edição 100% digital e uma extensa programação voltada a produtores, compradores e consumidores”, avalia o deputado.


Ficafé — Considerada o maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil, a Ficafé (Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) conta com rodadas de negócios, exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, degustação de cafés especiais, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, além do networking entre os membros dessa importante cadeia produtiva.


Romanelli explica que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) estabeleceu quatro pilares de atendimento e interesses: produção de cafés especiais, cafés especiais – coffe lovers, fruticultura e avicultura. Para esse ano, a expectativa é de que a Feira atraia mais de três mil visitantes no formato virtual. “São mais de R$ 12 milhões em negócios gerados com a Ficafé, por meio da comercialização de maquinários, equipamentos e insumos, que atraem expositores e produtores de diversos estados brasileiros e empresários do setor do Brasil e do exterior, interessado em adquirir a produção de café do Norte Pioneiro”, destaca Romanelli.


Além de fazer conhecido o café de qualidade produzido na região, a Ficafé promove também o Concurso de Cafés Especiais do Norte Pioneiro, com a realização de leilão de lotes de cafés especiais. Os produtores vencedores serão conhecidos na tarde de quinta-feira, 22. A programação completa da Ficafé inclui palestras e oficinas sobre diferentes temas ligados à produção e consumo do café, além da exposição de maquinários, equipamentos, insumos e serviços.


Para o consultor e gestor do projeto Cafés Especiais do Sebrae/PR, Odemir Capello, a Ficafé proporciona que o café do Norte Pioneiro tenha visibilidade nacional e até internacional, Para ele, esse processo envolve várias ações, como o trabalho de preparação para conquista de certificações, aumento da produtividade, incentivo à qualidade do produto e a formação de lotes de cafés diferenciados. “O pequeno produtor, que trabalha sozinho, dificilmente tem recursos e meios para conseguir crescer em larga escala. Por isso, adotamos a estratégia de trabalhar de forma coletiva, com apoio de associações e cooperativas para agregar valor e conquistar benefícios para todos”, diz.


Parcerias — A estimativa, de acordo com o Sebrae, é de comercializar duas mil sacas de cafés de produtores dos municípios de Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Itambaracá, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.


A Ficafé 2020 é uma realização da Acenpp (Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), Cocenpp (Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná e Sebrae/PR, com apoio da Prefeitura de Jacarezinho, IDR-Paraná, Governo do Paraná, Sincafé (Sindicato dos Corretores de Café no Estado do Paraná), Sistema Fercomércio, Sistema Faep, Museu do Café, Amucafé (Associacão das Mulheres do Café do Norte Pioneiro) e UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), dentre outros.


Participam da Feira produtores e visitantes de três países. Ao todo, 70 marcas expõem seus produtos na região, o que gera negócios de mais de R$ 12 milhões. A Feira conta com 15 patrocinadores nacionais, mais de 30 compradores internacionais, 30 horas de conteúdo e debates para mais de 2.000 pessoas e 40 eventos técnicos entre workshops, palestras, laboratórios de experimentação

 

Nenhum comentário

UA-102978914-2