[Fechar]

Últimas notícias

Cirurgias eletivas suspensas e recorde de casos em Covid


 uritiba registrou, nesta quarta-feira (25), 1.597 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Assim como aconteceu na semana passada, as confirmações foram como o maior número até o momento em um único boletim.

Até então, o boletim com maior número de novos casos de dia 16 de novembro, com 1.508, mas ele trazia dados de dois dias (domingo e segunda-feira). Na sexta-feira passada o boletim trouxe 1.409 novos casos, e era o recorde de casos diários.

Os casos ativos também atingiram o maior patamar desde o início da pandemia. O boletim de ontem trazia 12.139 casos ativos na cidade, correspondente ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. Um dia antes, eram 11.500. As informações são do Bem Paraná.

Até ontem, uma taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 94%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos Covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. Eram 21 leitos livres.

Mais cedo, uma Secretaria de Saúde haiva publicado decreto suspendendo as cirurgias eletivas em hospitais públicos e particulares. Cirurgias eletivas são aquelas não urgentes, marcadas com antecedência.

A decisão foi tomada após comunicados de hospitais da rede complementar de saúde sobre a lotação de leitos hospitalares. O avanço da pandemia na cidade também balizou a medida, que foi discutida e analisada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica.

As cirurgias eletivas nos hospitais credenciados ao SUS já estavam suspensas desde o dia 17 de novembro. Com a publicação do Decreto Municipal 1580 a medida passa a valer também para os hospitais particulares da cidade.

O aumento no movimento de pacientes com sintomas respiratórios nas Unidades de Pronto Atendimento após o feriado de 2 de novembro gerou alerta sobre a rede de assistência hospitalar.

“O aumento já tendenciava um reflexo em internamentos, por isso adiantamos a suspensão das cirurgias eletivas no SUS”, esclareceu a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Exceções - Podem ser realizados procedimentos cirúrgicos eletivos essenciais, aqueles que podem gerar piora do quadro clínico, nas especialidades de cardiologia, urologia, oftalmologia, oncologia e nefrologia, além das cirurgias inadiáveis ​​pós-traumas.

Caso excepcionais, necessário ser tomado pela Secretaria Municipal da Saúde. A medida tem validade de 14 dias.

Coronavírus

Ocupação em hospitais dispara e Federação alerta para risco de faltar leitos
A medida que Curitiba registra novos registros de confirmações e casos ativos de Covid-19, a pressão nos hospitais públicos e privados aumenta. Uma estimativa do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar) indica que as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) dos 20 hospitais de médio e grande porte de Curitiba estão com ocupação acima de 80% desde que a cidade passou a registrar nova onda de alta de casos.

“A chance de faltar leito de UTI é grande se os casos continuarem crescendo”, diz o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), Rangel da Silva. O Sindipar, a Fehospar e a Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar) pedem que a população mantém os cuidados exigidos desde o início da pandemia. “O momento é delicado. O Sindipar ressalta sua preocupação e a orientação para a população quanto ao cuidado pessoal e coletivo ”, alerta o presidente do Sindipar Flaviano Feu Ventorim. (Josianne Ritz)

Número de mortes pelo novo coronavírus se aproxima dos 6 mil no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem mais 1.823 casos confirmados e 48 mortes em decorrência da causada causada pelo novo coronavírus. O boletim registra também 1.981 casos confirmados retroativos do período entre 27 de abril a 23 de novembro. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 262.235 casos e 5.925 mortes em decorrência da doença.

Até ontem eram 1.159 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-10. Destes, 901 ocupavam leitos SUS (429 em UTI e 472 em clínicos / enfermaria) e 258 da rede particular (96 em UTI e 162 em leitos clínicos / enfermaria).

Havia outros 1.114 pacientes internados, 451 em leitos UTI e 663 em enfermaria, que aguardam os resultados dos exames. Eles estão em leitos das redes públicas e particulares e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Brasil -  Uma pandemia do novo coronavírus já gerou 6.166.606 infectados no País desde o seu início. Ontem, foram registrados 47.898 casos positivos. O número foi 54% maior do que o acréscimo de terça-feira, quando foram errados às estatísticas 31.100 novos registros. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde.

O número de óbitos para um Covid-19 totalizou 170.769. Nas últimas 24 horas, foram notícias 654 mortes, número pouco acima das 630 novas incluídas na terça

Ainda conforme o balanço do ministério, havia 482.990 pacientes em acompanhamento. Outras 5.512.847 pessoas já se recuperaram da doença.

Nenhum comentário

UA-102978914-2