[Fechar]

Últimas notícias

Com um ano de atraso, Bolsonaro cria comitê da covid-19


 Um ano após o início da pandemia de coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que criou um comitê para acompanhamento semanal da doença. O anúncio foi feito após encontro no Palácio da Alvorada com representantes do Judiciário, do Legislativo e de governos estaduais. “Mais do que harmonia imperou a solidariedade e a intenção de minimizarmos os efeitos da pandemia”, disse o presidente.

A proposta da criação do comitê foi feita pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Ele será o responsável por fazer a interlocução com os governadores dos 27 Estados e do Distrito Federal. De acordo com Pacheco, o objetivo do comitê será definir as políticas nacionais uniformes, “em razão das convergências que existem” entre as autoridades.

Já o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que esse é o momento de retirar a ideologia do combate à pandemia.”Buscamos a união de todos para que possamos nos comunicar melhor e despolitizar a pandemia”.

Sem poder compor o comitê, o Supremo Tribunal Federal se comprometeu a buscar alternativas para agilizar o julgamento de processos que envolvam o combate à pandemia. “Vamos verificar estratégias capazes de evitar judicialização, que é um fator de demora na tomada de decisões”, afirmou o presidente da corte, o ministro Luiz Fux.

De acordo com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), o Ministério da Saúde ainda criará uma assessoria científica para ajudar Estados e Municípios no controle da pandemia.

FÁBIO CAMPANA

Nenhum comentário

UA-102978914-2