[Fechar]

Últimas notícias

Alvorada do Sul: frigorífico fortalece produção de tilápias na Bacia Capivara


 Prefeitos de Jaguapitã, Gerson Marcato, e de alvorada do Sul, Marcos voltarelli (Pinduca)


O frigorífico de tilápias inaugurado em Alvorada do Sul vai fomentar a produção de peixes em toda a região, criando mais possibilidades de renda para produtores rurais e empresários da piscicultura. “É um importante instrumento de fortalecimento da atividade. Os mananciais e represas da Bacia Capivara favorecem a criação em tanques de redes e tanques escavados. Muitos municípios podem ser beneficiados com as tilápias”, disse o deputado estadual Tercilio Turini.

O governador Ratinho Junior participou da inauguração hoje de manhã, juntamente com secretários estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças e diretores da Cocari. A cooperativa vai administrar a unidade e apoiar produtores com insumos para criação e colocação da tilápia no mercado consumidor com a marca Aurora. O investimento no abatedouro foi de R$ 6 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.

A capacidade inicial de abate é de 6 toneladas turno/dia, podendo ser triplicada. Atualmente Alvorada tem 20 produtores no método tanque rede, além de vários outros com tanques escavados. Primeiro de Maio, Sertanópolis e outros municípios também produzem tilápias. O aproveitamento do peixe é quase total: carne, couro e dejetos. Estima-se que para cada emprego no frigorífico, outros dois são gerados na beira do rio

O deputado Tercilio Turini parabenizou o governador Ratinho Junior, o secretário de Agricultura Norberto Ortigara, a equipe do governo e o prefeito de Alvorada Marcos Pinduca. “É um empreendimento que aumenta o potencial da piscicultura na região. E a parceria com a Cocari representa a confiança da iniciativa privada neste projeto de desenvolvimento socioeconômico”, disse Turini.

O Paraná lidera a produção nacional de tilápias e vem ampliando a atividade. Em 2020 o estado produziu 166 mil toneladas, um aumento de 14% em relação a 2019. Hoje a tilápia responde por mais de 80% da produção da piscicultura no Paraná. Dados da Associação Brasileira de Piscicultura mostram que seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias. Os principais compradores internacionais são Estados Unidos, Chile, China e Japão.

“Com apoio do Governo do Estado e investimentos da iniciativa privada, sempre atenta às novas oportunidades no agronegócio, certamente nosso estado vai crescer muito na produção e comercialização de tilápias. É um peixe muito saboroso, com possibilidades de preparo, que agrada ao gosto dos brasileiros e vai ampliando mercado em outros países ”, exante o deputado estadual Tercilio Turini.

Nenhum comentário

UA-102978914-2