[Fechar]

Últimas notícias

Operação da PF que investiga crimes em licitações mira prefeitos de Umuarama e Boa Vista da Aparecida


 

 

Uma operação que investiga crimes de corrupção em licitações de prefeituras no interior do Paraná cumpre 28 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (26), de acordo com a Polícia Federal (PF). Cerca de 120 policiais estão nas ruas.

 

As ordens judiciais são cumpridas em Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guaíra, nas regiões noroeste e oeste do estado, e também em Uruará (PA). Os prédios das prefeituras de Umuarama e Boa Vista da Aparecida são dois dos locais onde mandados estão sendo cumpridos.

 

Segundo a polícia, a investigação começou há um ano e identificou duas organizações criminosas coordenadas pelos prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos (PL), e pelo prefeito afastado de Umuarama, Celso Pozzobom (PSC).

 

g1 tenta contato com os citados.

 

A PF aponta que as organizações atuam de forma estruturada e com atuações bem definidas. O suposto esquema envolve também servidores públicos e empreiteiros.

 

De acordo com a polícia, os investigados se uniram para direcionar licitações do setor de obras a empresários integrantes dos grupos, superfaturar os valores e depois distribuir o dinheiro entre os participantes do esquema.

 

O delegado da PF Mateus Marins Correa de Sá afirmou que as equipes de investigação se depararam com pelo menos cinco licitações "fortes indícios de crimes" nesses municípios.

 

"Em uma das licitações, por exemplo, o objeto era pavimentação urbana e uma das empresas concorrentes era um disque chope da região", disse o delegado.

 

Segundo ele, a partir do cumprimento das buscas, os policiais vão analisar os materiais apreendidos, que ditarão os próximos passos da investigação.

 

Os investigados deverão responder por crimes de corrupção ativa e passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

 

A operação foi batizada de Jaborandi em referência a uma estrada de Umuarama. Uma obra no local originou a investigação, informou a PF.

 

FONTE – G1 PR

Nenhum comentário

UA-102978914-2