[Fechar]

Últimas notícias

TSE forma maioria e Fernando Francischini tem mandato cassado


 O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou na manhã desta quinta-feira (28) a cassação do mandato do deputado estadual paranaense, Fernando Francischini (PSL). Na decisão, o Tribunal também determinou que o parlamentar fique inelegível por oito anos, porém contados a partir de 2018. Com a confirmação da cassação, o parlamentar se tornou o primeiro deputado a ter os direitos políticos suspensos por ter compartilhado notícias falsas. Em 2018, ele publicou um vídeo onde alegava que as urnas eletrônias teriam sido fraudadas para prejudicarem o então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (sem partido). 

 

TSE forma maioria e Fernando Francischini tem mandato cassado
Billy Boss/Câmara dos Deputados
   




Os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques e Sérgio Banhos votaram pela perda de mandato do parlamentar bolsonarista por ter disseminado notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.O ministro Carlos Horbach, porém, divergiu e defendeu que a conduta de Francischini, embora reprovável, não foi suficiente para abalar a legitimidade das eleições e não justifica a cassação do mandato.


Após a confirmação da decisão, o deputado publicou um vídeo em suas redes sociais em que lamentou a cassação e disse que vai recorrer da decisão. 


"Eu lamento demais esta decisão que afeta mandatos conquistados pela vontade do eleitor. Agora, eu reassumo o meu cargo de delegado na Polícia Federal. Mas não vou desistir. Vamos recorrer e reverter essa decisão no STF (Supremo Tribunal Federal) preservando o voto e a vontade de meio milhão de eleitores paranaenses", disse. 


(Com Folhapress) - FOLHA DE LONDRINA - Vitor Struck - Grupo Folha

Nenhum comentário

UA-102978914-2