[Fechar]

Últimas notícias

Frigorífico amplia investimentos na região


 A suinocultura paranaense é concentrada na região de Toledo, no Oeste do Estado. Mas alguns investimentos na região pretendem ampliar a fatia de participação no mercado. É o caso do RPF Group – quarto maior produtor paranaense de proteína suína, com abate diário de 3,1 mil cabeças – iniciou no último mês de novembro a operação de uma nova unidade para processamento de subprodutos e está na fase final da construção de uma fábrica de banha, em Ibiporã. O investimento do grupo nessas ampliações é de aproximadamente R$ 20 milhões, com geração de 30 novos postos de trabalho, segundo informa o gerente industrial Saulo Clímaco.

 

Frigorífico amplia investimentos na região
Ari Dias/AEN
  

A fábrica de farinha e óleo para alimentação animal, também chamada de graxaria, tem capacidade para processar 50 toneladas por dia de matéria-prima - que envolve tudo o que o frigorífico gera de subprodutos, incluindo sangue, ossos, carne e vísceras –, transformada em componentes para ração animal. “É uma fábrica totalmente automatizada, que processa os subprodutos gerados nas nossas unidades de Ibiporã e de Bocaiúva do Sul. Até então, esse material era comercializado para processamento”, explica Clímaco.


A planta industrial da fábrica de banha tem previsão de começar a produzir no início de 2022. Com capacidade de 20 toneladas dia, essa unidade vai processar toda a matéria-prima gerada nos frigoríficos da marca em Ibiporã e Bocaiúva do Sul, utilizando um sistema de fusão -  que derrete a gordura suína e a transforma em banha líquida, envasada em embalagens de 500 gramas, um quilo e 3,6 quilos. A apresentação final do produto ocorre na forma pastosa.


“Sem aditivos químicos e com origem 100% animal, a banha suína vem voltando à cena  e ganha a preferência do consumidor, acompanhando  principalmente as tendências de comportamento  na  redução de consumo de industrializados e ultra processados”, avalia o gerente industrial Saulo Clímaco.


Outras vantagens do produto em relação aos óleos vegetais incluem o incluem o fato de ter nutrientes - a exemplo da vitamina C, B, fósforo e ferro, boa resistência a altas temperaturas sem liberação de componentes tóxicos, podendo ser usado em todas as preparações.


A carne suína é a segunda proteína animal mais consumida no mundo e vem ganhando também, ano a ano, um lugar especial no prato do brasileiro. Só neste ano de 2021, o consumo per capita cresceu 5%, chegando a representar 16,90 quilos por pessoa, contra 16,06 quilos de 2020, segundo estudo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).


FONTE - FOLHA DE LONDRINA - 

Nenhum comentário

UA-102978914-2