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Ônibus envolvido em acidente com 11 mortos não tinha autorização para transporte interestadual de trabalhadores, diz ANTT


 

Investigação

Os corpos dos 11 mortos foram levados para o IML de Londrina, que concentrou todo o trabalho de identificação e liberação.

 

“A maioria dos corpos tem documento com digital, estavam com os documentos de digital, então é preciso confrontar, que é o que o papiloscopista está trabalhando.

 

Alguns cadáveres estão sem o documento, então isso dificulta um pouco”, disse a chefe do IML de Londrina, Cristiane de Souza Batilana.

 

De acordo com o delegado André Luis Garcia, as investigações serão concentradas na Delegacia de Curiúva.

 

Nesta quinta-feira, peritos da criminalística começaram a apurar o caso para tentar esclarecer o que causou o acidente.

“Eu vou entrar em contato com a Polícia Científica no intuito de consulta-los sobre a possibilidade da perícia ser feita lá no local, sem que o ônibus seja retirado. A retirada desse veículo de um declive muito acentuado pode causar avarias que venham atrapalhar o trabalho de perícia”, explicou.

De acordo com a Polícia Civil, o inquérito deve ser instaurado até sexta-feira (1º). A perícia irá analisar se houve falha humana, no ônibus, na pista ou se a queda foi causada por outro veículo.

"Vou requisitar perícia técnica no veículo para a gente saber quais eram as condições, pneu, sistema de freio, mas também aguardo a possibilidade de tomar depoimento dos sobreviventes, para que eles contem o que eles viram, o que presenciaram. O motorista, que poderia nos ajudar, acabou morrendo."

 

Acidente

 

Os trabalhadores que morreram em um acidente em Sapopema, na região do Norte Pioneiro do Paraná, estavam viajando para fazer uma manutenção em uma indústria que produz papéis e embalagens em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais.

O veículo saiu de Três Lagoas (MS) e iria deixar os trabalhadores na fábrica da Klabin.

Sapopema fica a cerca de 70 km de Telêmaco Borba. Até o local do acidente, o ônibus tinha percorrido quase 500 km.

A Klabin, que é a maior indústria produtora e exportadora de papéis do Brasil, disse que os trabalhadores eram contratados de uma empresa terceirizada chamada Engemec.

 

Tanto a Klabin quanto a Engemec lamentaram o acidente e disseram que estão auxiliando as vítimas e familiares.

De acordo com a Klabin, a indústria programou uma parada geral no dias 15 e 16 de abril para manutenção. O procedimento é comum. Mais de 3 mil pessoas devem executar os serviços, sendo todos terceirizados.

 

O caso

 

O acidente aconteceu por volta das 22h de quarta-feira, no km 268 da PR-090. O trecho fica na localidade conhecida como Serra Fria e tem pista simples.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), chovia no momento do acidente. A investigação acredita que o motorista tenha perdido o controle da direção, vindo sair com o veículo da pista e capotado.

Os bombeiros disseram que sete pessoas morreram ainda no local do acidente. Outras três vítimas morreram no hospital. A última morreu enquanto era transferida de instituição.

Ainda de acordo com os bombeiros, foram resgatadas 10 vítimas em estado grave e outras quatro com ferimentos moderados. Os demais ocupantes tiveram ferimentos leves.

Alguns passageiros foram ejetados do ônibus, durante o capotamento. Conforme o Corpo de Bombeiros, alguns trabalhadores foram resgatados por pessoas que passavam pela rodovia.

Foram resgatadas nove vítimas em estado grave e outras quatro com ferimentos moderados. Os demais ocupantes tiveram ferimentos leves.

 

FONTE – G1 PR

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