Ônibus envolvido em acidente com 11 mortos não tinha autorização para transporte interestadual de trabalhadores, diz ANTT
Investigação
Os corpos dos 11
mortos foram levados para o IML de Londrina, que concentrou todo o trabalho de
identificação e liberação.
“A maioria dos corpos
tem documento com digital, estavam com os documentos de digital, então é
preciso confrontar, que é o que o papiloscopista está trabalhando.
Alguns cadáveres estão
sem o documento, então isso dificulta um pouco”, disse a chefe do IML de
Londrina, Cristiane de Souza Batilana.
De acordo com o delegado
André Luis Garcia, as investigações serão concentradas na Delegacia de Curiúva.
Nesta quinta-feira,
peritos da criminalística começaram a apurar o caso para tentar esclarecer o
que causou o acidente.
“Eu vou entrar em
contato com a Polícia Científica no intuito de consulta-los sobre a
possibilidade da perícia ser feita lá no local, sem que o ônibus seja retirado.
A retirada desse veículo de um declive muito acentuado pode causar avarias que
venham atrapalhar o trabalho de perícia”, explicou.
De acordo com a
Polícia Civil, o inquérito deve ser instaurado até sexta-feira (1º). A perícia
irá analisar se houve falha humana, no ônibus, na pista ou se a queda foi
causada por outro veículo.
"Vou requisitar
perícia técnica no veículo para a gente saber quais eram as condições, pneu,
sistema de freio, mas também aguardo a possibilidade de tomar depoimento dos
sobreviventes, para que eles contem o que eles viram, o que presenciaram. O
motorista, que poderia nos ajudar, acabou morrendo."
Acidente
Os trabalhadores que morreram
em um acidente em Sapopema, na região do Norte Pioneiro do Paraná,
estavam viajando para fazer uma manutenção em uma indústria que produz papéis e
embalagens em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais.
O veículo saiu
de Três Lagoas (MS)
e iria deixar os trabalhadores na fábrica da Klabin.
Sapopema fica
a cerca de 70 km de Telêmaco Borba. Até o local do acidente, o ônibus tinha
percorrido quase 500 km.
A Klabin, que é a
maior indústria produtora e exportadora de papéis do Brasil, disse que os
trabalhadores eram contratados de uma empresa terceirizada chamada Engemec.
Tanto a Klabin quanto
a Engemec lamentaram o acidente e disseram que estão auxiliando as vítimas e
familiares.
De acordo com a
Klabin, a indústria programou uma parada geral no dias 15 e 16 de abril para
manutenção. O procedimento é comum. Mais de 3 mil pessoas devem executar os
serviços, sendo todos terceirizados.
O caso
O acidente aconteceu
por volta das 22h de quarta-feira, no km 268 da PR-090. O trecho fica na
localidade conhecida como Serra Fria e tem pista simples.
Segundo a Polícia
Rodoviária Estadual (PRE), chovia no momento do acidente. A investigação
acredita que o motorista tenha perdido o controle da direção, vindo sair com o
veículo da pista e capotado.
Os bombeiros disseram
que sete pessoas morreram ainda no local do acidente. Outras três vítimas
morreram no hospital. A última morreu enquanto era transferida de instituição.
Ainda de acordo com os
bombeiros, foram resgatadas 10 vítimas em estado grave e outras quatro com
ferimentos moderados. Os demais ocupantes tiveram ferimentos leves.
Alguns passageiros
foram ejetados do ônibus, durante o capotamento. Conforme o Corpo de Bombeiros,
alguns trabalhadores foram resgatados por pessoas que passavam pela rodovia.
Foram resgatadas nove
vítimas em estado grave e outras quatro com ferimentos moderados. Os demais
ocupantes tiveram ferimentos leves.
FONTE – G1 PR
Nenhum comentário