[Fechar]

Últimas notícias

Assaí: deputado Tercilio Turini saúda Cônsul-Geral Kenji Hamada e toda colônia japonesa





 Assaí teve a honra de receber a visita do Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Kenji Hamada, que prestigiou uma série de atividades organizadas pela comunidade no sábado. O deputado estadual Tercilio Turini acompanhou toda a programação como convidado especial das lideranças da importante colônia de imigrantes e descendentes de japoneses que vivem no município e na região.


"É sempre uma satisfação estar em Assaí, onde tenho muitos amigos e amigas, e especialmente num momento histórico e de grande alegria como esse. A presença do Cônsul, o senhor Hamada, mostra a relevância da comunidade nipônica regional e confirma o quanto as famílias de imigrantes e seus descendentes contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do Paraná", disse o deputado.


Tercilio Turini ressaltou que é autor da lei estadual que instituiu Assaí como a Capital Paranaense da Imigração Japonesa, em reconhecimento à projeção nacional da colônia em todo o estado e no país. O deputado elogiou o Cônsul Kenji Hamada e sua equipe pela disposição de visitarem Assaí, agradeceu pela recepção e enalteceu o trabalho de lideranças. "Assaí é muito acolhedora, gosto de visitar a cidade e reencontrar pessoas com quem tenho amizade de muitos anos", comentou.


O deputado estadual Tercilio Turini destacou o vice-prefeito Cairo Koguissi, a presidente da Câmara vereadora Leni de Oliveira, o ex-prefeito Yoshinori Fukuda, a presidente do Instituto Assaí de Promoção Cidadã e Preservação da Memória Irene Yamamoto, o presidente da Liga das Associações Culturais de Assaí (Laca) Norio Shimada, a ex-vice-prefeita Inês Koguissi e vários outros amigos e amigas. Ficou contente também de encontrar o estimado colega de profissão Áureo Cinagawa, respeitado ortopedista em Londrina, e o presidente da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Eduardo Suzuki.


O Cônsul-Geral do Japão Kenji Hamada, o deputado estadual Tercilio Turini e lideranças visitaram o Colégio Estadual de Rio Branco, onde foi construído um espaço cultural, esportivo e recreativo com recursos doados pelo governo japonês. Depois foram ao Castelo Japonês e o cônsul ficou encantado com os quadros feitos com grãos de arroz pelos artistas Yoshiharu Ueda e Hideko Goto. O deputado Turini articulou com a senhora Goto a doação de 38 obras que estão expostas no museu do Castelo. Na sequência, participaram de uma bonita festividade com atrações culturais e artísticas, comidas orientais e muita animação, confraternização e interação entre a comunidade japonesa de Assaí e região.


"Parabéns Assaí, parabéns ao Cônsul Kenji Hamada, parabéns aos dedicados e valorosos líderes da colônia. Estou à disposição para mais ações pela comunidade e também pela preservação da história dos imigrantes e descendentes. Conto com o apoio de todos para seguirmos nessa parceria de respeito e gratidão", salientou o deputado estadual Tercilio Turini.

Nenhum comentário

UA-102978914-2