O setor da saúde está
amadurecendo, cada vez mais, enxergando os benefícios da Transformação
Digital, essencial para otimizar processos, aperfeiçoar o atendimento e
ganhar eficiência em prol do bem-estar dos pacientes. Referência no Rio
Grande do Sul, o Hospital Mãe de Deus colhe os benefícios da tecnologia e
celebra um ano do projeto Mãe 360°. Criado com o conceito de cuidar,
estabelece linhas de tratamentos específicos para pacientes, que são
monitorados mesmo após receberem alta do hospital, e promove mais
conforto, autonomia e humanização no atendimento.
O projeto envolve o
aplicativo Mãe 360°, que permite ao paciente ter acesso a todo seu
histórico de saúde na palma da mão e que seja realmente o dono dos seus
dados. Até o momento foram realizados 12.154 downloads do aplicativo, ou
seja, são mais de 12 mil vidas acompanhadas de perto por especialistas.
Antes do atendimento, os
pacientes fazem um pré-cadastro através do app Mãe 360°, quando ele chega
na instituição registra sua presença por meio do check-in no totem One
Touch localizado na recepção. A iniciativa automatizou os processos
de autoatendimento como pré-cadastro, controle de visitas e gestão de
acesso, evitando filas e promovendo a independência na assistência.
O sucesso do aplicativo
também culminou na reestruturação do espaço físico do atendimento,
que vai desde identidade visual e intuitiva da unidade, que recebe em
média 5.500 pacientes por mês. Em termos administrativos, o Hospital
ainda reduziu o uso de plástico, papel e metal por conta da eliminação
dos crachás que chegaram a somar 7 mil unidades por mês e da
digitalização de exames.
Entre as informações
integradas ao app Mãe 360°, estão as características físicas do
paciente, aviso de suas comorbidades e alergias, a lista de medicamentos
em uso, os exames realizados, os horários de agendamento de consultas e
exames. Além disso, as funcionalidades disponíveis envolvem o alerta de
horários da medicação, a possibilidade de agendar as consultas e exames,
e de realizar o check-in antecipado, otimizando o fluxo da unidade.
Outra possibilidade da
tecnologia é a Telemedicina 24 horas, pela qual tanto os médicos podem
atender os pacientes remotamente, quanto a Enfermeira Navegadora,
recém-inserida no processo do Mãe de Deus e que busca gerenciar a jornada
dos pacientes que procuram por linhas específicas de tratamento e, que
reduz a necessidade de atendimento presencial na instituição, gerando conforto
e segurança aos usuários.
Para Emerson Zarour,
diretor de Inovação da MV, os avanços tecnológicos estão
transformando o futuro da saúde. “Hoje existem diversas plataformas
tecnológicas que facilitam nossa vida, na saúde não seria
diferente. As soluções fazem com que hospital e o paciente tenham
um contato mais próximo mesmo à distância, permitindo o acesso rápido aos
dados, além de oferecer a possibilidade de atendimento clínico imediato
através da telemedicina”, informa Zarour.
“O aplicativo nos trouxe
um novo conceito de cuidado e de gestão da saúde. Ele traz benefícios
diferenciados que nenhum hospital do Rio Grande do Sul possui. O cliente
pode acompanhar seus exames, seus históricos de atendimento, controlar as
medicações, os principais índices de saúde, seus indicadores, agendar
consultas, exames, ter atendimento direto com a emergência, ou seja, tem
um multicanal em um único aplicativo que facilita o dia a dia e o
bem-estar de nosso cliente”, ressalta a Dra. Mariele Chrischon, diretora
de relacionamento com médicos e clientes do Hospital Mãe de Deus.
Toda a tecnologia que
sustenta o projeto é da MV, multinacional focada na transformação
digital do segmento da saúde no Brasil e América Latina. As soluções
utilizadas pelo hospital e pelos pacientes são da Global Health,
plataforma da MV, que tem como premissa “o cuidado com o paciente e não
da doença''. Além do projeto Mãe 360°, o hospital também utiliza o ERP da
MV, o SOUL MV, sistema de gestão hospitalar responsável por toda a
organização dos processos da instituição.
Sobre a
MV
Norteada pela missão de
tornar a saúde mais eficiente por meio do conhecimento de gestão e
tecnologia contribuindo para uma sociedade saudável, a MV é uma
healthtech brasileira que oferece, há 35 anos, tecnologias que facilitam
a rotina de todo o ecossistema da saúde e contribuem para salvar vidas.
Com intuito de conectar as demandas do presente sem deixar de olhar o
futuro, a companhia construiu o seu legado focado na transformação da
saúde digital, investindo na criação de soluções de gestão integradas
para hospitais, clínicas, operadoras, centro de medicina diagnóstica, rede
pública de saúde e pacientes.
|