Reunião do comitê das bacias dos rios do Norte Pioneiro será no dia 25
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta terça-feira, 16, que a próxima reunião do comitê das bacias dos rios Cinzas, Itararé e Paranapanema será mais um avanço na gestão dos mananciais do Norte Pioneiro focada no desenvolvimento sustentável e à biodiversidade, ao potencial do turismo da natureza, à preservação ambiental e o uso racional das águas para as atividades agrofabris e industriais.
"A proteção dos cursos d'água, nascentes, matas ciliares é fundamental também para o desenvolvimento econômico, para a nova economia verde e para estancar as calamidades e os prejuízos provocados pelas intempéries e as chamadas mudanças climáticas", disse Romanelli.
A reunião do comitê da bacia do Norte Pioneiro vinculado ao Instituto Água e Terra (IAT) será no dia 25, uma quinta-feira, às 9h30, e será transmitida pelo canal do YouTube Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná. O encontro, o primeiro em 2023, vai apresentar a revisão do regimento interno do comitê e a discussão para criação do grupo de trabalho para gestão do Rio Cinzas.
Recursos hídricos - O rio das Cinzas é o principal curso de água doce do Norte Pioneiro e tem uma extensão de 240 quilômetros e sua bacia abrange uma área de drenagem total de 9.645 quilômetros quadrados. O rio nasce na Serra de Furnas em Piraí do Sul a oeste da Escarpa Devoniana e corre para o norte em direção ao rio Paranapanema, trajeto pelo qual recebe diversos afluentes, como o rio Laranjinha e o rio Jacarezinho e ajuda a alimentar outros rios da região.
Os comitês são responsáveis pela gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para a população, além de preservar seu entorno e a biodiversidade.
O IAT é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e é composto por representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil.
(com informações da Agência Estadual de Notícias)