MDB, PSB e PRTB confirmam candidatura de Terciio Turini em defesa de Londrina
As convenções do MDB, PSB e PRTB confirmam nesta quinta-feira (dia 1o) às 19 horas, no auditório do Sincoval, a candidatura a prefeito do médico e professor Tercilio Turini juntamente com três chapas que somam mais de 50 candidatos a vereador e a vereadora em Londrina. Lideranças estaduais e locais dos três partidos participam do evento, além de representantes de diversos segmentos da comunidade. "É o lançamento de um movimento para resgatar a força da nossa cidade, que já foi capital política do Paraná e referência no Brasil, mas nas últimas décadas ficou esquecida pelos governos. Os meus principais compromissos são defender Londrina e cuidar dos londrinenses" - afirma o deputado estadual Tercilio Turini, pré-candidato a prefeito pelo MDB.
Ele ressalta que o próximo prefeito vai precisar de muita experiência, determinação, sensibilidade, diálogo e capacidade de gestão para enfrentar os problemas em todo o município. "O atendimento de saúde precisa melhorar muito, a educação tem que avançar com ensino integral, não dá mais para deixar criança sem vaga em creche, milhares de famílias esperam há muitos anos pela moradia e, infelizmente, a pobreza ainda é uma triste realidade em muitos locais de Londrina. Fazer uma cidade mais justa é responsabilidade de todos, exige união de esforços do poder público, sociedade organizada, igrejas e cidadãos. Mas é obrigação do prefeito liderar uma grande mobilização em defesa dos mais pobres, de conquistas sociais e de mais desenvolvimento econômico" - argumenta Tercilio Turini.
O pré-candidato a prefeito alerta que a eleição em Londrina não pode virar trampolim nem estar envolvida em composições e interesses para futuras disputas estaduais e nacionais. "O londrinense quer discutir a cidade, suas dificuldades e propostas para um futuro de progresso, com mais empregos e renda, oportunidades, sustentabilidade e serviços públicos que atendam a comunidade. Minha maior preocupação é com as pessoas, com a gente do bem" - destaca Tercilio Turini, agradecendo pelo apoio do MDB, PSB, PRTB e todos os londrinenses que já participam da pré-campanha.
CUIDAR DAS PESSOAS - Tercilio Turini chegou a Londrina com os pais quando tinha 3 anos. A família veio de Jaú (SP) para trabalhar em lavouras de café. Morou até a adolescência em sítio, foi alfabetizado na escolinha da Aviação Velha e depois saiu da roça para seguir os estudos sempre em escola pública, no Colégio Vicente Rijo e na Universidade Estadual de Londrina. Começou a trabalhar aos 14 anos como office-boy para pagar suas despesas, foi professor de cursinho durante a faculdade de Medicina. De origem pobre, formou-se médico graças ao ensino gratuito. Passou em concurso e começou a dar aulas na UEL, dedicou toda vida profissional a cuidar das pessoas e salvar vidas no Hospital Universitário. Atuou no pronto-socorro, chegou a diretor clínico e depois a superintendente geral do HU.
A trajetória política começou no movimento secundarista como dirigente do grêmio estudantil do Vicente Rijo. Na UEL, foi um dos principais líderes na formação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e na luta pelos direitos humanos, liberdade de expressão e contra a ditadura. Entrou na atividade partidária a convite do ex-governador José Richa e do ex-prefeito Wilson Moreira. Elegeu-se vereador em 1992, exerceu quatro mandatos consecutivos e chegou a presidente da Câmara em 2001. Decidido a defender as prioridades de Londrina, que foi deixada de lado nas decisões, candidatou-se a deputado estadual em 2010 e ficou como primeiro suplente. Em 2013, assumiu na Assembleia Legislativa e atualmente está no quarto mandato de deputado estadual.
Tercilio Turini liderou a mobilização pela duplicação da PR 445, levando para Curitiba a reivindicação dos londrinenses e alertando o Governo do Estado sobre as mortes frequentes na rodovia. "Ninguém se posicionava com firmeza e a cidade estava esquecida. Foram anos de batalha para convencer sobre a necessidade de duplicar a PR 445" - lembra. Depois veio o movimento contra a renovação dos contratos de pedágio e, especialmente, para impedir a instalação de uma praça de cobrança em Londrina, justamente na PR 445. A cobrança pelo Contorno Norte (que ficou para a próxima concessão), viaduto da PUC e outras obras de infraestrutura, na rede de saúde e na educação pautaram os mandatos de deputado estadual. A inclusão do Contorno Leste no Lote 4 também é uma conquista do trabalho e da persistência do pré-candidato a prefeito Tercilio Turini, que iniciou o movimento e ganhou a adesão da comunidade londrinense.