[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Em Cornélio Procópio, maioria dos vereadores abandona a 1º reunião do ano na Câmara Municipal


 Insatisfeito, ex-prefeito Amim Hannouche, não concorda com a decisão da presidente, Thais Takahashi e pede para seus vereadores deixarem o plenário   

Na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a cerimônia de posse dos vereadores e prefeito eleito em outubro de 2024, realizada no Centro Cultural, tomou um rumo inesperado. O evento, que deveria ser um momento solene e de transição democrática, foi palco de discussões acaloradas e decisões surpreendentes.

O impasse começou quando a vereadora eleita Thais Takahashi, esta presidia a sessão, informou que o vereador reeleito Rafael Hannouche, e a antiga mesa diretiva, não poderia concorrer à novos cargos na Câmara Municipal, pois, segundo sua interpretação ao regimento interno, não é permitido ao presidente da Câmara, acumular dois mandatos seguidos.  

A decisão gerou insatisfação imediata do ex-prefeito Amin Hannouche, que utilizou a palavra para defender o direito de seu filho à candidatura, citando uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ele, garante a qualquer vereador eleito o pleno direito de concorrer ao cargo.

A situação agravou-se quando, Amin Hannouche, solicitou aos vereadores aliados que abandonassem a sessão, o que foi plenamente acatado pelos vereadores de seu grupo, levantando a dúvida sobre a continuidade da cerimônia, por falta de quórum.

Após entendimento dos vereadores que permaneceram no Centro Cultural, a sessão foi retomada e o vereador Carlos Trautwein (PL), foi eleito como presidente da Câmara, permitindo a posse do novo prefeito Raphael Sampaio e seu Vice- Hermes Fonseca.

Outro ponto de insatisfação foi a demora na finalização da ata, esta relatava os acontecimentos da sessão, gerando desconforto na população presente.

O embate político deve proporcionar novo desdobramento na Justiça, sendo que as imagens da maioria dos vereadores abandonando a primeira sessão do ano, viralizou nas redes sociais, inclusive sendo pauta negativa na mídia regional.  

Com informações da TV Câmara/VIA BLOG DO ODAIR MATIAS

Nenhum comentário

UA-102978914-2