Tercilio Turini alerta para mais dificuldades com suspensão de voo direto para Curitiba
Moradores de Londrina e dezenas de municípios da região vão enfrentar mais problemas nas viagens de avião a Curitiba: o único voo direto para a capital do estado, no período da manhã, deve ser suspenso a partir de agosto pela companhia Azul. As demais opções são com escalas em outros aeroportos, com os transtornos de trajeto bem mais demorado, horários inadequados e desconforto aos passageiros.
O deputado estadual Tercilio Turini alerta para as dificuldades de falta de voos diretos para Curitiba, apesar da importância econômica regional e a necessidade de ir até a capital para muitas atividades. “É uma situação bastante complicada que afeta negócios, compromissos particulares, acesso a serviços nas instâncias governamentais, participação em eventos, turismo e tantas outras demandas em Curitiba” – ressalta.
Turini aprovou requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná, na sessão de terça-feira (dia 1º), solicitando esclarecimentos do Ministério de Portos e Aeroportos, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, concessionária CCR e companhias Azul, Gol e Latam. “Londrina não pode ser desprestigiada nas decisões de governo e das empresas, sofrendo o risco de prejuízos no desenvolvimento regional e de dificuldades enormes nas viagens aéreas para Curitiba” – aponta o deputado.
O documento faz os seguintes questionamentos: Quais os motivos de Londrina não ter mais voos diretos para Curitiba? Os custos operacionais do Aeroporto Governador José Richa são caros ou estão no patamar de outros aeroportos? Por que Maringá tem três voos diários diretos para Curitiba (um de manhã e outro no início da tarde pela Azul e um de manhã pela Gol) enquanto Londrina vai dispor a partir de agosto de apenas um voo, no final da tarde? Existe alguma perspectiva de abertura de novos voos diretos para Curitiba?
Atualmente, o único voo direto parte às 10h15 com avião ATR, um turboélice com apenas 70 lugares. O avião viaja praticamente lotado diariamente, apesar dos preços caros das passagens. “A taxa de ocupação do voo é bem alta e certamente deve ser rentável para a empresa aérea. Aí vem a questão: por que suspender a oferta do voo?” – salienta Tercilio Turini. A informação é de que a empresa Azul manterá apenas o horário do final da tarde, às 18h20, na ligação direta com Curitiba.
“É um absurdo, um completo desprestígio com a segunda maior cidade do Paraná e a região. A Prefeitura de Londrina e o Governo do Estado investiram um volume de dinheiro considerável, que atualizado chega a R$ 1 bilhão, para desapropriar imóveis no entorno do aeroporto e melhorar as condições operacionais. Um processo que se arrasta há décadas. Depois, com a Infraero passando a administração à concessionária CCR, mais obras foram executadas e novas melhorias estão em andamento para garantir segurança, conforto e praticidade aos passageiros, aeronaves e companhias aéreas. Mesmo assim, a oferta de voos vem diminuindo” – argumenta Tercilio Turini.
“Pedimos a retomada de voos na ligação com Curitiba e queremos um posicionamento dos entes públicos e das empresas aéreas o mais breve possível” – afirma o deputado.
FONTE - ASSESSORIA DO DEP TURINI