Famílias italianas pioneiras em Londrina serão homenageadas pelo deputado Tercilio Turini
Cerimônia nesta sexta-feira (dia 23), no auditório da OAB, é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná com entidades da cidade. Também comemora os 150 anos da imigrição italiana ao Brasil
Famílias italianas que ajudaram a construir Londrina vão receber diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná numa iniciativa do deputado estadual Tercilio Turini com apoio da o Museu Histórico/UEL, Associação I Bravissimi, Biblioteca Pública/Secretaria Municipal de Cultura, Instituto UP e outras instituições. É um reconhecimento à contribuição de imigrantes e descendentes na história e no desenvolvimento do município. A homenagem marca também os 150 anos da imigração italiana ao Brasil.
Estão confirmadas cerca de 200 famílias que chegaram até 1960, ou anos próximos, e atuaram em diversas áreas na época da colonização e na construção do que hoje é Londrina. Os
italianos representam a maior comunidade estrangeira entre os pioneiros - os registros oficiais apontam mais de 600 famílias. "Famílias corajosas que batalharam em lavouras de café e nos ofícios manuais. Trouxeram a alegria do convívio, a cultura e os costumes, a comida, a força do trabalho e a vontade de vencer. Os italianos são patrimônio de Londrina" - ressalta Tercilio Turini, neto de italianos que chegaram ao Brasil no final dos anos 1870.
A entrega da Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná está marcada para sexta-feira (dia 23), às 19 horas, no auditório da OAB Londrina. O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi, e autoridades locais devem participar da solenidade. Os homenageados preencheram formulários com informações sobre suas famílias, que serão repassados ao Museu Histórico e outras instituições como dados históricos para acrescentar à preservação da memória de Londrina.
FONTE - ASSESSORIA DO DEP TERCÍLIO TURINI

