[Fechar]

Últimas notícias

Uraí foi palco de uma grande festa na abertura dos jogos Colegiais - fase rgional



























































































































































Começa neste sábado primeira fase dos Jogos Colegiais do PR – e ontem estivemos na abertura da fase regional em Uraí, em uma noite de muita emoção e homenagens com a presença de autoridades da cidade e Região -

Começam na manhã deste sábado (10) os confrontos entre os colégios na primeira etapa da fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) de 2010, em 16 núcleos regionais de Educação: nas sedes Cantagalo, Cidade Gaúcha, Curitiba, Corbélia, Francisco Beltrão, Guaratuba, Guaíra, Ivaí, Jandaia do Sul, Moreira Sales, Rebouças, Rolândia, Santa Cruz do Monte Castelo, São Pedro do Ivaí, Uraí e Wenceslau Braz.


Na primeira rodada já serão mais 500 jogos. A última rodada será na quinta-feira (15). A segunda etapa da fase regional, em outros 16 núcleos regionais de Educação, será de 23 a 29 de abril. As modalidades disputadas na fase regional são: basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia, entre as coletivas, e mais as de tênis de mesa, xadrez e algumas provas do atletismo, nas individuais.

Participam alunos de escolas públicas e privadas do ensino regular e especial, de ambos os sexos e em duas faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Nas 16 sedes da primeira etapa, nas nove modalidades em disputa, estão inscritas perto de 2 mil e 500 equipes ou aproximadamente 28 mil alunos. Esses números são praticamente os mesmos do ano passado, considerando a média de participação nos núcleos em que se destaca o de Curitiba, passando de 3 mil e 800 alunos, representando 109 colégios.

Na segunda etapa, com a mesma quantidade de núcleos, esses números dobrarão. Vale lembrar que antes da fase regional foi disputada a fase municipal e na sequência virão as fases macrorregional e final. Em todas as fases participam aproximadamente 400 mil pessoas entre alunos, professores, dirigentes, árbitros e equipes de apoio.

A novidade este ano é com relação à fase final, não mais em Curitiba como vinha ocorrendo desde a retomada da competição em 2003, mas no interior, em seis sedes: Apucarana (basquete); Ibiporã (futsal); Londrina (ginástica rítmica, handebol, natação, taekwondo e xadrez); Marialva (futebol); Maringá (atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha-PC); e Rolândia (voleibol e vôlei de praia). Essa mudança começou com um projeto do diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, e se completou com o apoio do até então vice-governador, Orlando Pessuti, hoje no governo.

Para que essa mudança de local da fase final se confirmasse, também contribuiu a preocupação das autoridades e dirigentes com a propagação do vírus H1N1 (gripe suína), tanto que até o período de realização foi antecipado, para que se evitasse não apenas a aglomeração de alunos numa só cidade, como o mês mais frio do ano. Assim, a final deixará pela primeira vez de ser nas férias de julho para ser no fim de maio, de 21 a 30, antes do inverno. “Fizemos isso com muito critério, de modo que a competição fosse realizada dentro da normalidade de sempre, ainda com a vantagem de promover o desempenho técnico ao fugir do frio e dos cansativos deslocamentos para os locais de competições”, destaca o diretor de Esportes, Ney Mecking, da Paraná Esporte.

REGULAMENTO - Além dessas mudanças na fase final de 2010, houve outras referentes ao regulamento da competição, como a entrada de duas novas modalidades, as de ciclismo e taekwondo, bem como a Categoria A (15 a 17 anos) na ginástica rítmica. “Isso foi uma adequação ao regulamento das Olimpíadas Escolares Brasileiras, já que essas modalidades passam a fazer parte da competição nacional a partir deste ano”, justifica a coordenadora geral dos Jogos Colegiais do Paraná, Márcia Tomadon. Os campões estaduais, as exceções dos de futebol e vôlei de praia, representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Este ano, a disputa para atletas de 12 a 14 anos será em Fortaleza/CE, de 10 a 19 de setembro, e para atletas de 15 a 17 anos, em Goiânia/GO, de 3 a 12 de dezembro. Outras alterações no regulamento são quanto aos critérios de classificação às fases macrorregional e final. Na macro, por exemplo, o município-sede não precisará mais participar da fase regional nas modalidades disputadas na macrorregional, em oito sedes, de 5 a 9 de maio. Estará classificado automaticamente. O mesmo vale para os municípios-sedes da fase final, que já são finalistas nas modalidades disputadas em seu município, sem passar pela regional e macrorregional. Na final, também será aumentado o número de equipes participantes nas modalidades coletivas. Serão 20 ao invés de 16. Além dos campeões e vices da macro, entram o município-sede e mais os três primeiros colocados do ano passado.

De acordo com o número de vagas e inscrições por modalidade, vão participar 10.496 atletas na fase final, no caso de todos os colégios classificados confirmarem presença e se apresentarem com suas equipes completas. Na fase regional serão classificados os colégios campeões de cada núcleo em todas as modalidades em disputa. Já na macrorregional se classificarão os campeões e vices de cada sede para a final, nas mesmas modalidades da regional, menos os alunos de atletismo e do vôlei de praia que se classificam direto da regional para a final. Vale lembrar que outras modalidades são disputadas somente na final: ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo e algumas provas do atletismo.

ESPECIAIS - Para os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) também houve mudanças no regulamento. O atletismo e tênis de mesa, por exemplo, não serão mais disputados na fase regional, mas apenas na final. No atletismo, ainda, houve alterações de provas para que fossem adequadas às da Para-olimpíadas. Pelo mesmo motivo foram incluídas duas novas modalidades: bocha, para alunos com paralisia cerebral (PC); e judô, para deficiente visual (DV).

A reportagem do JORNAL TRIBUNA POPULAR, BLOG TRIBUNA DE AMOREIRA E RÁDIO VICTORIA FM Estiveram presentes na cidade de Urái, para cobrir a solenidade de abertura e estará cobrindo todos os jogos com divulgação.

Nenhum comentário

UA-102978914-2