[Fechar]

Últimas notícias

Morre Affonso Camargo, o paranaense com mais tempo no Congresso Nacional


Morreu nesta quinta-feira (24) o ex-deputado federal Affonso Alves de Camargo Neto (PSDB), aos 81 anos, em Curitiba. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do PSDB, por volta das 10h25, mas ainda não sabe a causa da morte. Affonso Camargo era o mais antigo representante do Paraná no Congresso Nacional e ficou conhecido como "o pai do vale-transporte", slogan que utilizava nas campanhas políticas.
Segundo o PSDB, a família do ex-parlamentar ainda não havia decidido, por volta das 10h50, o local do velório e do enterro.
Affonso Camargo não se reelegeu para deputado federal nas eleições de 2010 e decidiu se aposentar da vida política depois de 54 anos. Ele foi o deputado federal mais votado do Paraná em 2002.
Camargo chegou ao Congresso em 1978, mas a carreira política teve início em 1956. Ele exerceu o cargo de senador por duas vezes - o primeiro mandato foi como biônico durante a ditadura militar - e foi deputado federal por quatro legislaturas. Ele ocupou o cargo de vice-governador (no primeiro mandato de Ney Braga) e também foi ministro por três vezes. Camargo foi indicado para ser ministro dos Transportes por Tancredo Neves. Com a morte de Neves, José Sarney manteve a indicação. Ele foi ministro dos Transportes e das Comunicações no governo do ex-presidente Fernando Collor.
Affonso Camargo também se candidatou a presidente da República, em 1989. Ficou em 11º lugar em uma disputa entre 22 candidatos. Recebeu 379.286 votos, ou 0,52% do total.
Affonso Camargo era sobrinho de Bento Munhoz da Rocha Neto, que foi governador do Paraná entre 1951 e 1955.

Nenhum comentário

UA-102978914-2