[Fechar]

Últimas notícias

Santa Cecília do Pavão: Uma Cidade Digital modelo









do Jornal A Cidade Regional






Situado a 49 km de Cornélio Procópio, o município oferece internet sem fio gratuita a toda população e vem investindo na Educação. Este é mais um exemplo dentro da série de reportagens Cidade Digital, promovida pela Rede de Participação Política.
Com 51 anos de emancipação política e cerca de 4 mil habitantes, Santa Cecília do Pavão, localizada no norte pioneiro, é considerada uma das cidades digitais pioneiras no Paraná e referência nacional em se tratando de fomento à educação após a implantação do projeto que disponibiliza o sinal gratuito de internet para a população. Além de contar com uma biblioteca digital, o município ainda possui um projeto que prevê a informatização dos órgãos públicos, instalação de um coreto digital na praça principal e a distribuição de computadores para professores e alunos da rede pública de ensino.
Diferente da maioria das localidades que a equipe de reportagem da Rede de Participação Política (RPP) - iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) - apurou até o momento, dentro da série Cidade Digital, o projeto de Santa Cecília do Pavão foi implantado, em 2005, com recursos federais e privado, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar da Educação na Câmara dos Deputados. No entanto, somente no ano passado é que a lei nº 601/2010 foi sancionada pelo prefeito Edmar dos Santos, instituindo, assim, o projeto "Santa Cecília do Pavão - Cidade Digital".
Segundo o prefeito Edimar Santos, foi criado na época um projeto piloto que atenderia as escolas da cidade com a internet. A prefeitura conseguiu vários parceiros, entre eles o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), órgão que desenvolve várias ações de inclusão digital, que doou vários computadores.

Nenhum comentário

UA-102978914-2