[Fechar]

Últimas notícias

Debates para a Rio+20 mobilizam milhares de pessoas em Londrina.







As discussões de propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, realizadas por meio de plenárias em colégios e entidades estão mobilizando milhares de pessoas em Londrina. Ontem, dia 24, os documentos já formatados foram encaminhados ao representante da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), na Rio+20, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Londrina (CML).
O encontro que reuniu mais de 200 pessoas entre os representantes de comissões formadas por professores, alunos e diversas entidades, além de lideranças políticas e ambientais faz parte de uma série de audiências e plenárias realizadas pelo mandato do deputado, em várias regiões do Estado. Os encontros visam auxiliar o processo de discussão das propostas, que serão levadas a Rio+20, que acontecerá de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
De acordo com Cheida, que é o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Ecologia da ALEP, as reuniões provocam discussões e reflexão sobre os grandes problemas ambientais do Paraná. “Queremos melhorias e para isso é preciso mobilização e debate para apresentar soluções e cobrar sua aplicação. O documento que levarei à Conferência é uma compilação do desejo dos paranaenses e com a representatividade necessária para promover as mudanças que precisamos e merecemos pela preservação do Planeta”, afirmou o deputado.
Comissões de escolas e entidades
O diretor do Colégio Polivalente, Antonio Carlos Alves, representando a comissão da instituição, disse que foi muito grande o interesse dos alunos, durante as reuniões. “A escola se mobilizou para debater o assunto que resultou nesse documento contendo as propostas, com a colaboração de mais de 1200 alunos do Colégio”, ressaltou.
O presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, entregou um documento com 15 propostas dos pesquisadores e funcionários. “Temos orgulho de sermos representados pelo deputado Cheida na Rio+20, entendemos que é a pessoa que pode e deve falar pelo Paraná. As propostas são ligadas à agricultura conservacionista, que está no DNA da criação do Iapar, como o plantio direto, a diminuição dos agrotóxicos,o incentivo a pecuária leiteira e de propriedades agro-florestais, entre outras”, salientou o presidente.
Parceria Legislativa
O encontro contou com a parceria da Câmara Municipal de Londrina por meio da Comissão de Meio Ambiente, representada na solenidade pelo seu presidente Tito Vale e vice-presidente Antenor Ribeiro. O deputado Cheida agradeceu destacando que esta é a primeira vez que as Casas Legislativas reuniram suas comissões ambientais para realizar uma audiência temática. O presidente da CML, Gerson Araújo, que abriu os trabalhos da audiência destacou que o legislativo londrinense não poderia ficar de fora das discussões e apresentações de propostas para a Rio+20.
O presidente da Organização Não Governamental Meio Ambiente Equilibrado (Ong Mae), Eduardo Panachão proferiu a palestra “Serviços Ecossistêmicos” enfatizando que eles valem a existência da vida do Planeta. Estiveram ainda presentes a vereadora Lenir de Assis e os vereadores Amauri Cardoso, Joel Garcia e Ivo de Bassi, o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues, o chefe regional da secretaria de estado do Meio Ambiente, Ronaldo Siena e representantes da Universidade Estadual de Londrina e do Núcleo Regional de Ensino, entre outros.
Programação continua
A programação de plenárias e de audiências seguem até o dia 8 de junho. No dia 29, a audiência pública Tarifa da Água e Subsídio Cruzado, acontecerá na Assembleia Legislativa, a partir das 9h. Já as plenárias continuam acontecendo em colégios estaduais de Londrina, nos seguintes dias e horários: hoje, dia 25, no Albino Sanches,às 8h10 e no Maria José Aguilera, às 10h20; dia 31, no Olimpia de Moraes Tormenta, às 19 h.
No mês de junho, as plenárias acontecerão nos colégios, conforme a seguinte agenda: dia 1, no Olimpia de Moraes Tormenta, às 8h10, no Ubedulha Oliveira, às 10h20 e no Instituto de Educação Estadual de Londrina, às 19 h; dia 07, no Carlos de Almeida, às 8h10, no Nossa Senhora de Lourdes, às 10h20 e no Hugo Simas, às 19h; dia 8, no Hugo Simas, às 10h, no Marcelino Champagnat, às 10h20 e no Vicente Rijo, às 19h.
As sugestões também podem ser enviadas para o e-mail: rio20@cheida.com.br

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Cheida





Diego Viana - Assaí

Nenhum comentário

UA-102978914-2