[Fechar]

Últimas notícias

JOGOS ESCOLARES - COSME E DAMIÃO – GÊMEOS SÃO EXEMPLOS NO ESPORTE



Os gêmeos Cosme e Damião Mendes do Nascimento são exemplos de superação através do esporte. Eles competem à fase regional dos 59º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Assaí, na modalidade de futsal para Alunos Com Deficiência (ACD).
Os irmãos são de família carente, tem deficiência intelectual, e vivem com os pais e mais seis irmãos no sítio Sessão Serra Leão, um distrito de Assaí.
A dupla e mais cinco atletas representam a Escola Especial APAE Doutora Zilda Arns, de Assaí, nos JEPS. Além deles também estudam na escola mais três de seus irmãos.
A professora Keidman de Oliveira Souza que acompanha a equipe na competição, não perde uma partida. Ela conta que o sítio onde os meninos moram não tem energia elétrica. “Eles vem para APAE e recarregam aqui na escola a bateria da lanterna que usam no sítio, pois não tem luz na casa deles. São alunos encantadores, se interagem com a turma e são destaques da escola”.
Apesar das dificuldades que possuem eles são apaixonados pelo esporte. Todos os dias de competição em Assaí eles saem do sítio e quando acaba vão embora de ônibus.
O técnico da equipe, Marcos Paulo Sobral, destaca o empenho da dupla para ajudar o time a ser campeão.
No segundo dia de disputa do JEPs Damião saltou em busca de seu sonho no atletismo e ficou em quarto lugar no salto em distância, se classificando para a fase Macrorregional.
Já Cosme participa somente o futsal junto com seu irmão. A equipe deles compete o último dia do JEPs, nessa quinta-feira (24) para a decisão do título do masculino C.
Ainda na quinta-feira a equipe da Escola Doutora Zilda Arns viaja no período da noite para Pato Branco para competirem as Olimpíadas da APAE.
COM/SEES
Secretaria de Estado do Esporte
William Rafael Bilches

Nenhum comentário

UA-102978914-2