[Fechar]

Últimas notícias

Mutirão diminui fila de diabéticos com problemas de visão



Diabéticos acometidos por retinopatia e que aguardavam há mais de dois anos pelo procedimento de aplicação de laser de argônio. A retinopatia é complicação do diabetes, caracterizada pelo nível alto de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina.
Segundo o médico Jair Miranda Bernardelli, a retinopatia provoca vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Com o tempo, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea podendo levar ao descolamento da retina. Ao todo, 40 pacientes da região de Cornélio Procópio foram atendidos em Jacarezinho. Nesta sexta-feira o mutirão continua. Desta vez, os atendimentos serão voltados aos pacientes do Norte Pioneiro.
O mutirão prevê a aplicação de laser de argônio (fotocoagulação), que tem o objetivo de coagular certos tecidos do globo ocular. A fotocoagulação é utilizada para tratar doenças da retina, glaucoma e coróide.
Jair Miranda Bernardelli alerta para o risco de a doença estar “escondida” e o paciente não perceber. “Muita gente tem a doença e não sabe. Pensa que está com baixa visão ou que os óculos estão ruim, mas na verdade, são portadores de retinopatia diabética”, esclarece.O médico orienta aos pacientes diabéticos que se submetam a exames para verificar a existência ou não da doença, para que, em caso positivo, ele possa ser tratado a tempo e com sucesso. O ideal, segundo ele, é que a visita ao oculista ocorra pelo menos duas vezes por ano. “Quando mais cedo for identificada a doença, melhores as chances de cura do paciente”, conclui o médico Jair Bernardelli Júnior.AtenciosamenteVALDIR AMARALANPC COMUNICAÇÕES(43) 8433-9192 (OI)(43) 8812-0080 (CLARO)(43) 3525-0231

Nenhum comentário

UA-102978914-2