[Fechar]

Últimas notícias

Cornélio Procópio é palco da maior competição escolar do Paraná



Cerca de mil e quatrocentos alunos atletas de trinta e seis municípios do norte pioneiro disputam de 6 a 10 de junho a fase Macrorregional dos 59º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), em Cornélio Procópio.

A competição reúne os campeões de quatro núcleos regionais do norte pioneiro do estado: Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz.

Segundo o regulamento do JEPS’ o município sede tem o direito de indicar as equipes campeãs da fase municipal em todas as modalidades para a Macrorregional. Portanto, além dos representantes dos quatro núcleos, também participarão dessa fase os campeões da fase municipal de Cornélio Procópio.

Para o diretor presidente da Fundação de Esportes de Cornélio Procópio, Evaldo Ferrari Chagas, a intenção de trazer os jogos no município é estimular a prática esportiva. Ele destaca que o município possui projetos de inclusão através do esporte em diversas modalidades e evento como este ajuda a fomentar a prática esportiva nas escolas.

Na Macro serão disputadas as modalidades de basquetebol, voleibol, vôlei de praia, futsal, handebol, xadrez, atletismo e tênis de mesa, nas classes A (de 15 a 17 anos) e B (de 12 a 14 anos), nos naipes masculino e feminino.

Além dos alunos do ensino regular também participarão os Alunos Com Deficiência (ACD), mas somente nas modalidades de atletismo e futsal.

A única modalidade que não teve na fase regional e que entrou direto na Macro foi o vôlei de praia, que definiu os classificados na etapa municipal.

As competições acontecerão em oito lugares, na pista da UTFPR (atletismo), no Ginásio de Esportes da UTFPR (basquetebol/voleibol), no Ginásio de Esportes do Jardim Panorama (futsal), no Ginásio de Esportes Quinzão (futsal/ tênis de mesa), no Ginásio de Esportes João B. P. Gatti (futsal/ handebol), no Ginásio de Esportes Pedro Mauricci (voleibol), na Cancha de Areia C. Nossa Senhora do Rosário (vôlei de praia) e no salão principal do Country Clube (xadrez).

Os campeões da Macrorregional se classificam para a fase final, que será realizada em duas etapas, de 12 a 14 anos, em Francisco Beltrão, de 22 a 30 de junho, e de 15 a 17 anos, em Toledo, no período de 17 a 25 de agosto.

Os 59° Jogos Escolares do Paraná – fase Macrorregional 8 de Cornélio Procópio é uma promoção do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Esporte e conta com o apoio da prefeitura municipal.

Modalidades individuais

O xadrez e o tênis de mesa iniciam nessa quarta-feira, a partir das 14h. O xadrez terá 135 participantes, já o tênis de mesa 72.




Modalidades coletivas

Nessa quarta-feira acontecem vinte e cinco partidas no período da tarde, a partir das 14h, sendo duas de basquete, dez de futsal, cinco de handebol e oito de voleibol.

O basquetebol só terá disputa no masculino, classe A (de 15 a 17 anos), com as equipes de Cornélio Procópio, Ibaiti, São Jerônimo da Serra e Jaguariaíva.

O handebol será disputado em todas as categorias: no MA as equipes que se enfrentam são de Carlópolis, Arapoti, Cornélio Procópio e Urái; no MB são Ribeirão do Pinhal, Sengés e Santa Cecília do Pavão; no FA se enfrentam as meninas de Carlópolis, Arapoti e Rancho Alegre; e no FB, Carlópolis, Jaguariaíva e Urái.

No voleibol se enfrentam: no MA (São Sebastião da Amoreira, Joaquim Távora, Figueira, Cornélio Procópio e Jaguariaíva); no MB (Nova Fátima, Ribeirão do Pinhal, Guapirama, Cornélio Procópio e Arapoti); no FA (Cornélio Procópio, Joaquim Távora, Siqueira Campos, Nova Fátima e Sengés); e no FB (Nova Fátima, Ribeirão do Pinhal, Pinhalão, Cornélio Procópio e Wenceslau Braz).

No futsal as partidas acontecem entre os seguintes municípios: no MA (Santo Antônio do Paraíso, Quatiguá, Cornélio Procópio, Siqueira Campos e Arapoti); no MB (Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio e Jaguariaíva); no FA (Assaí, Santo Antônio da Platina, Japira, Cornélio Procópio e Wenceslau Braz); no FB (Santa Mariana, Ribeirão do Pinhal, Jaboti, Cornélio Procópio e Wenceslau Braz); e no ACD (Jacarezinho, Santa Mariana, Siqueira Campos, Jaguariaíva e Cornélio Procópio).

No vôlei de praia se enfrentam: no MA – grupo A (Pinhalão, Guapirama, Ribeirão do Pinhal e Sengés) – grupo B (Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Ibaiti Bandeirantes); no MB grupo único (Jaguariaíva, Figueira, Siqueira Campos, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal e Assaí); no FA – grupo A (Siqueira Campos, Jaguariaíva e Quatiguá) – grupo B (Pinhalão, Ribeirão do Pinhal e Guapirama); no FB grupo único (Assaí, Ribeirão do Pinhal, Figueira, Guapirama e Sengés).

COM/SEESSecretaria de Estado do EsporteWilliam Rafael BilchesFone (43) 9172-5529



Nenhum comentário

UA-102978914-2